segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

NARRATIVA CONCLUSIVA DA TRAJETÓRIA NO CURSO

http://sys2.sbgf.org.br/portal/images/components/UFSC_Univ_Federal_de_Santa_Catarina.jpghttp://educacaonaculturadigital.mec.gov.br/images/logo.pngUFSC- UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ESPECIALIZAÇÃO
 EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
PLAC 3 (PLANO DE AÇÃO COLETIVO)
Professora: Silvia Ines Coneglian Carrilho de Vasconcelos
Tutora: Michele Magrini
Cursista: Marivane Demozzi Rossetti

NARRATIVA CONCLUSIVA DA TRAJETÓRIA NO CURSO

É significativo fazer uma parada, uma reflexão, retomada do caminho percorrido, procurando refletir as aprendizagens e construção de novas possibilidades na Cultura Digital.          
O curso de especialização em Educação na Cultura Digital veio em um momento significativo na educação, pois, há necessidade de aprender a lidar com as novas tecnologias que estão cada vez mais presentes no contexto de nós educadores.
O lançamento aconteceu em um encontro presencial na capital, Florianópolis. Lá foi possível ter uma noção de como o curso é estruturado, mas como o mesmo é a distância, sentimos muitas dificuldades principalmente em conhecer o espaço e-Proinfo e postar as atividades. Muitas angústias e incertezas, mas sempre unidas no grupo, buscamos subsídios também com outras pessoas, trocamos informações e nos dedicamos ao máximo para poder compreender e seguir em frente.


    
A educação com o passar do tempo sofreu várias transformações de acordo com as necessidades detectadas. Entendo que a escola para continuar servindo ao seu propósito e despertando o interesse do educando, deve urgentemente sofrer transformações profundas em sua pedagogia. O educando, em sua maioria, tem acesso as tecnologias digitais e globais, dominando em sua essência se esta for de seu interesse, agrado ou lazer. São nativos da era digital. Importante lembrar também que há uma parcela que ainda não tem contato nem acesso as tecnologias. Nós somos uma geração de educadores com formação a base de quadro negro e giz. Um pouco mais a frente usamos livros didático. Migrantes da era digital. Nesta perspectiva está o desafio e também a expectativa. Foi o que me motivou a realizar o curso.




          Com a produção dos retratos das escolas, foi possível vislumbrar a realidade das escolas além dos problemas e dificuldades em especial em relação às TDIC. Além da troca de experiências e atividades que cada educandário realiza.
Os textos, sempre foram a base para argumentação e elaboração de atividades, os estudados foram servindo de base para a concretização diferentes ideias e atividades.  
Obstáculos também fizeram parte de nossa caminhada. Um dos primeiros foi a questão do tempo devido as atividades profissionais de cada um, bem como as pessoais. Sempre nos encontramos em momentos alternativos para que todos do grupo pudessem participar das discussões, estudos e desenvolvimento das atividades.


Foram muitos os finais de tarde e noites juntas.
     Penso que não é suficiente possuir recursos tecnológicos para desenvolver o ensino aprendizagem é preciso melhorias significativas na conexão da internet, pois a que é oferecida nas escolas é lenta tornando o acesso limitado, e assim desmotivando o professores e alunos a desenvolver o que foi planejado. Estamos engatinhando para ter acesso informatizado em todas as salas de aula com devido projetor. Porém o obstáculo está em nossas mãos e consiste na apropriação das TDIC e a serviço da aprendizagem.

O curso que estamos realizando não atinge a todos os professores, restringindo-se a um pequeno grupo, acredita-se que a capacitação deveria ocorrer com todos os profissionais. O protelamento deste mesmo curso não causou boa impressão causando desmotivação e desistência. Muitos profissionais responsáveis pelo andamento do curso foram verdadeiros mestres comprometidos com a causa, demonstrando interesse, competência, agilidade, pontualidade, coerência, enfim, as características necessárias para o bom andamento do curso. Outros visivelmente deixaram a desejar, o que seria sensato a reestruturação da equipe.
A implantação do programa professor online estendeu-se consideravelmente o uso, acesso e disponibilização de informações. Alunos e familiares também se beneficiam do Professor online, podendo acompanhar calendário escolar, programação, agendamento de provas e trabalhos, presença do aluno, notas e recuperações paralelas. Os obstáculos iniciais da implantação do programa parece estarem superados e ainda alcançando bons resultados.

       Apesar de tantas dificuldades, o professor necessita ousar, romper barreiras, propor metodologias inovadoras utilizando-se da rede informatizada, do grupo, envolvendo equipe gestora e docentes, disponível em todo universo como sua aliada no processo de ensino aprendizagem. Para que isto ocorra há necessidade de uma mudança, inclusive na gestão das instituições de ensino que deverão apresentar-se mais abertas e sensíveis aos projetos criativos, inovadores e desafiadores, em que estão previstos a utilização de espaços virtuais e presenciais dentro e fora destas instituições de ensino.


            É relevante destacar a importância do utilizo das TDIC não só como um meio de comunicação e transmissão de informações, mas a favor da aprendizagem, rompendo com os limites de espaço e tempo na construção de novos saberes, compartilhados, afinal, o conhecimento só é válido se for capaz de provocar mudanças. Elas oferecem novas possibilidades de expressão e comunicação, permitindo a exploração de um leque ilimitado de ações pedagógicas, uma ampla diversidade de atividades que professores e alunos podem realizar.
        Diante disso posso dizer que além de ampliar as alternativas pedagógicas, também cresci no processo de construção de conhecimento, contribuindo significativamente no desenvolvimento do currículo da era digital.
A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.

Sêneca