segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Trabalho da Especialização em Educação na Cultura Digital.Ação 3. Avaliação da Experiência Avanços, Desafios e Alternativas


UFSC – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA  
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL 
PLAC- 3 
Professora: Silvia Ines Coneglian Carrilho de Vasconcelos 
Tutora: Michele Magrini 
Descrição: Atividade 1. Organizar, Realizar e Avaliar - Ação 03.  
Cursistas: Beatriz Maria Pizetta Baptistella,  Cátia Golmann,Marivane Demozzi Rossetti, Sandra Lorena Trevisol Scapin e Velcy Beltriz Balensiefer

Ação 3. Avaliação da Experiência
Avanços, Desafios e Alternativas

            Aliar a tecnologia à educação não é tarefa fácil. Praticar a interdisciplinaridade na escola, fazendo-se a conexão com os conteúdos trabalhados no laboratório de informática é algo ainda mais difícil de ser alcançado. Requer, além de cada professor, que o grupo todo esteja empenhado no sentido de produzir um conhecimento inter-relacionado com todas as disciplinas e interconectado com as atividades desenvolvidas no laboratório de informática. Aumentando assim, a necessidade em cada docente de analisar a situação a partir de sua perspectiva, de estudar e se aprofundar em diversas áreas.
            Como o trabalho interdisciplinar é um caminhar contínuo entre as diversas áreas, contemplando a inter-relação entre todas as disciplinas e conteúdos, faz-se necessário uma formação mais direcionada à totalidade, em prol de uma educação menos fragmentada. O entrelaçamento entre as áreas do conhecimento, associadas aos conteúdos e as atividades realizadas no laboratório de informática, requer do professor não somente um maior tempo disponível para aprender mais, mas também, um maior tempo para refletir sobre sua prática, para aprender refletindo sobre sua ação. Esta ação pedagógica diferenciada requer a integração dos conhecimentos, aliado a uma metodologia específica, que propicia a potencialização deste conhecimento interdisciplinar, garantindo assim, a significação destes conteúdos para os alunos. 
Num processo de ensino-aprendizagem, em que tudo deve estar inter-relacionado, interconectado, de forma multi e transdisciplinar, formando assim uma grande teia, uma grande rede. Os conteúdos devem ser estudados sob o enfoque da pesquisa de sistemas integrados, propiciando a construção do conhecimento a partir da reflexão, da curiosidade e da criticidade, impulsionando o educando a edificar sua autonomia, a ser um agente construtor de seu próprio conhecimento.
Neste contexto, o professor necessita ousar, romper barreiras, propor metodologias inovadoras utilizando-se da rede informatizada, do grupo envolvendo equipe gestora e docentes, disponível em todo universo como sua aliada no processo de ensino aprendizagem. Para que isto ocorra, há necessidade de uma mudança inclusive na gestão das instituições de ensino que deverão apresentar-se mais abertas e sensíveis aos projetos criativos, inovadores e desafiadores, em que estão previstos a utilização de espaços virtuais e presenciais dentro e fora destas instituições de ensino.
            A questão da informática, da utilização do computador na educação, ainda não é parte do cotidiano em muitas escolas. A presença da informática, do computador nas escolas, gera insegurança, dúvidas, conflitos e críticas, pois, há professores que tem facilidade em incluir a tecnologia na educação e há outros que tem verdadeiro “pavor” do computador. No meio destes dois extremos, estão àqueles professores apáticos à tecnologia.
Em cada ação ou experiência realizada com o uso de tecnologia podemos considerar um avanço e também perceber o quanto ainda temos a caminhar para realmente implementar, aperfeiçoar e integrar as TDIC nas práticas pedagógicas. Sabemos que não existe nenhuma receita pronta para trabalharmos com tecnologia na escola, pois cada realidade possui sua singularidade. Desta forma é imprescindível buscar alternativas e trazer as TDIC a nosso favor.
Durante esta trajetória, evidenciaram-se muitos avanços, pois no primeiro momento ouve grande resistência por parte de alguns educadores, gerando medo, insegurança e dúvidas. Através de estudos, leituras,  pesquisas, troca de experiências, integração, diálogo, debates e interações com outros profissionais foi possível buscar alternativas no intuito de sanar as dificuldades  encontradas no caminho.  As incertezas e angustias foram se dissipando, e dando espaço aos novos saberes tecnológicos importantes e necessários para o desempenho das atividades profissionais, assim, aos poucos integrando as tecnologias ao currículo de forma mais qualificada e em benefício da aprendizagem.

Referências
Revista Êxito agosto/setembro 2015
 https://professordigital.wordpress.com/2009/.../uso-pedagogico-do-e-mai...



segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Conto: Se for para ser feliz que seja com você

SE FOR PARA SER FELIZ QUE SEJA COM VOCÊ
                                                                                            Samanta Vitória Pelle Gonçalves
      Bom, aqui estou eu, Carlos, mais conhecido como Carlitos. Estou terminando o 2° ano do ensino médio, 17 anos, aquele cara que ama futebol. Não sou muito chegado nos estudos, porém sou um dos mais populares do colégio.  A  propósito, esta noite, deveria estar no baile anual de verão e não saindo  do banheiro de um hospital, às 21 horas e20 minutos, de uma quarta-feira, 20 de novembro, em pleno feriado.
      O que estou fazendo aqui? Melhor voltar um pouco no tempo para situar vocês.
      Chegamos no dia 15 de julho, ás 15 horas e 37 minutos, hora do recreio...
      Haviam entrado duas garotas novas na minha turma, mas a Sara ( que naquele tempo era minha namorada, não sabia , porque ela estudava no 1º ano do ensino médio).
     Bem ela me viu conversando com elas, sabe dando uma instrução aqui, outra lá, quando uma das garotas, a keyla me disse:
     - Nossa, como você é gato Carlos!
     - Vichi, nem me fala amiga! - diz Selena.
      Sara viu aquilo e já estava quase indo lá, para trocar uma prosa com as garotas. Felizmente se manteve calma e ficou na vigia. Então Keyla foi tentar me roubar um beijo. Aí Sara perdeu a calma de vez e furiosa disse:
     - É assim é , Carlos Andrade Drumon, você me trai pelas costas?
      As garotas sumiram em um clic.
     - Jamais Sara! Eu te amo mais que tudo nesse mundo!
     - Se você me amasse tanto como diz, não me trairia com uma qualquer.
     - Ela é nova na turma, só estava aju...
     - Chega! Não minta para mim!
     - Mas Sara eu te amo!
     - Amor? Meu Deus, você não sabe o que é amar, você não sabe o que é amor!
      - Pare de discutir comigo Sara, eu só queria aju...
      - Pare de tentar me enganar de novo. O nosso namoro termina aqui!
      - Ah Sara! Sua ciumenta! Não quer acreditar em mim, dane-se! Nem sei porque éramos namorados.
     - Nem eu! Até nunca mais Carlos!!!!
      - Adeus Sara.
     Depois disso o sinal tocou e cada um de nós se dirigiu para a sua classe. Não nos olhamos mais o resto da semana.
     Pois bem, eu a amava demais da conta, para vocês terem uma noção. O meu amor por ela é maior que a quantidade de pedrinhas de areia que existem no mar, maior que a quantidade de gotas de água que caem em chuva e mais belo que o pôr do sol ou o brilho das estrelas. Só que o orgulho, esse sentimento mal encarado, me dominou, me possuiu.
     Mesmo assim, com todo esse orgulho dentro de mim, eu ainda a queria de volta, só para mim, como era antes.
     Porém, chamá-la de volta? Não mesmo. Ela que pensou errado, agiu errado. Ela que tinha que se redimir comigo não ao contrário. Somente eu e Deus sabíamos que eu ainda a amava. Queria manter isso em sigilo. Já pensou se ela me esquecer e eu aqui sofrendo de amores por ela! Até tentei esquecê-la ficando com outras garotas, mas elas não se comparam a Sara jamais.
     Dois meses passaram e, por incrível que pareça, meu amor por ela permaneceu intacto.
Era início de novembro e todos só falavam do baile. Eram preparativos pra cá e pra lá: comidas, bebidas, música, DJ, pista de dança, o globo de discoteca, rei e rainha do baile, apresentações musicais entre outros coisas.
     Finalmente chegou o grande dia para a alegria de todos, menos a minha. Eu  não tinha vontade nem de levantar do sofá naquele dia, mas Pedro, meu melhor amigo( magro, alto, olhos castanhos claros, cabelo castanho escuro, meio nerd) e minha mãe Dona Helena, síndica do condomínio, 40 anos, uma mulher elegante, simples, muito conhecida, humilde,  magra, não muito alta, olhos verdes, branca e de cabelos castanhos não me  deixaram em paz o dia todo.
      - Filho, vá se arrumar para o baile.
     - Eu não vou mãe.
     - Vamos cara, vai ser legal! – diz Pedro.
     - Eu não quero ir.
     - Ah, você vai sim – disse a mãe.   
     - (Sonolento) Não vou, me deixem  dormir em paz!
     - Sim você vai. Levanta o traseiro desse sofá  agora, filho!
     - Isso aí, dona Helena! Mostra quem manda.
     - Não quero ir.
     Minha mãe pegou o meu cobertor e me puxou pelo braço até eu levantar.
     - Ok! Eu vou. Satisfeitos?
      - Hummm! – Os dois disseram.
      Me levantei, fui até o guarda roupa, peguei um terno preto tradicional, gravata, cueca limpa e fui ao banheiro.
      Vinte minutos depois eu estava vestido, gravata borboleta preta, sapatos boca de sino pretos, um topete da hora, colônia masculina importada de Paris. Enfim, eu não estava me sentindo o cara, eu era definitivamente “o cara”!
      Eu me olhei no espelho, dei uma piscadinha e ao mesmo tempo apontei com as mãos em forma de arma e disse:
     - Carlos, você é o cara!
     Saí do banheiro e entrei na sala e com voz sensual falei:
     - Vamos!
     - Uau, parceiro! Se eu fosse uma garota te pegava de jeito e não largava mais. Claro que eu ,como homem, não pensei nessa hipótese.
     - Meu filhão, que chuchu você está!!!
     - Gente ... menos, bem menos!
     - Está certo. Vamos então!- Disse Pedro  - Mas se eu fosse uma garota você me pegaria?
     - Lógico que não Pedro!
     - É tem razão.
     - Tchau mãe.
     - Tchau filhão! Divirtam-se.
     Saímos de casa e entramos no fusca do Pedro, que estava  meio enferrujado, mas dava para o gasto.
     Chegamos ao baile e ... Tudo estava perfeito. A  entrada era um arco feito de balões vermelhos e brancos, um tapete vermelho no chão. O salão estava todo forrado com tecidos brancos. No canto direito e esquerdo, ao lado da entrada, havia os comes e bebes, uma cachoeira de chocolate belíssima. A pista centralizada formada por quadrados brancos e pretos como em jogo de xadrez. Luzes coloridas oscilando na pista. Um globo de discoteca brilhante no centro do teto, um palco bem na frente da pista, vermelho e um microfone com suporte. As  mesas tinham uma toalha branca de renda  por baixo, e por cima uma toalha vermelha. Mesas redondas. E o DJ? Bom, ele era um tal de DJ Brown, do qual nunca ouviu falar.
     Depois de seguranças verificarem nossos nomes na lista, entramos. UAU! Estavam todos  maravilhosos, até umas garotas nerds que eu pensei que não tivessem solução, estavam muito gatas.
     - Fala cara! Disse Marcos.
     - E aí Mano!
     - Você está muito gato Carlos!
      -He, he ,he... Obrigado!
      - Pedro, Carlos! Quanto tempo! Disse João.
      - Pois é, pois é. – Falou Pedro.
      - Carlos, só te digo uma coisa.
      - Fala  João.
       - Se eu fosse uma garota eu te pegava de jeito e não largava mais!
        - Menos João, bem menos.
       Então ouvimos a diretora dizer:

      - Boa noite, caros estudantes. Está noite estamos realizando o 12º baile de verão anual. Para a alegria de todos acredito.

      - Nem tanto -  pensei.
      - Agora aproveitem o baile e vamos sacudir o esqueleto! – disse a diretora.
      Começou a tocar uma música eletrônica  Tuts, Tuts...
      Meus amigos dançaram e eu... Bem,  fiquei ali paradão, na minha. E aí me toquei, onde estaria Sara? Ainda não a tinha visto. Deixa pra lá, ela não me quer ver mesmo.
Pouco mais de uma hora de música, todos se divertindo muito e eu ali sentado, como se não importasse se a garota mais bela me chama-se para dançar ou a mais feia. E não importava mesmo porque eu iria ficar ali a noite toda esperando aquele  castigo sem fim acabar. De repente a música parou. Ouvimos a professora Carla  dizer:
      - Galera, sentem-se. Preparamos algumas apresentações musicais para vocês. Espero que gostem.
      - Seu nome?
      - Cristina.
      - Qual música você vai cantar Cristina?
      - Recaídas.
      Eu só disse:
      - Meu Deus!
      - O que foi Carlos?
      - Nada não.
       E quando ela cantou aquela parte: “ Mas apesar dos pesares eu sempre quero te ver bem, e hoje mesmo separados e tudo, seu corpo ainda é meu, às vezes me escondo e faço de tudo para ninguém notar que eu vivo e morro por ti...”
      Eu quase tive um ataque, porque era exatamente o que eu estava sentindo, mas finalmente a música acabou e eu pude me recompor aos poucos.
      - Próxima música “ Last Night Friday”.
      - Uma em Inglês, ufa! -  Disse passando a mão na cabeça.
      - Você está bem Carlos?
       - Sim Pedro.
       - Parece meio tenso ,mano.
       - Que nada, estou bem.
       - E a nossa  terceira apresentação Sara Willows com a música composta  por  ela mesma  “Fico com você”.
       Sara entrou no palco com um vestido rosa forte, brilhante, de manga, colar com um pingente de prata, sapatos rosa claro, brincos de pérolas, cabelo loiro com efeito babyliss e um moicano, lábios rubros , olhos verdes com maquiagem rosa clara, pulseira prata na mão direita. A alemoa mais linda que já havia visto.  Não era exagero alegar que contra a luz parecia um anjo. Aquele cabelo cor de mel, aquela pele tão branquinha, aqueles olhos que mais pareciam esmeraldas de tão verdes e brilhantes, aquela boca...!!!  Meu Deus ! Aquela boca vermelha como rosas em plena primavera. E aquele sorriso! Meu pai! Aquele sorriso tão meigo, tão delicado, tão amável, tão belo, tão perfeito. Ela  parecia ter sido simplesmente esculpida pelos Deuses.
      E a voz? Pai do céu! Que vontade de roubá-la, fugir para longe do país, morar num lugarzinho em Cancún.
      Perfeição  + garota = Sara.
     - Oi pessoal, eu sou Sara.
      - A minha Sara – pensei.
     - Vou cantar uma música que eu mesma compus que se chama “ Fico com você”.
     Ela olhou para mim naquela hora, ou eu estava delirando? Será?
     - Bom,  espero  que gostem.
      E ela começou a cantar como anjo:

FICO COM VOCÊ
Te ver e não te ver
Me dá um desespero
Me afastei de você
Só porque tenho medo
Mas amor vem cá.
Faz isso comigo não
Vou te deixar...
Digo que já estou em outra
Eu que dou beijo na boca
Só pra te esquecer
Só pra te esquecer
Faço de difícil a toa
Mas se é pra ficar na boa
Eu fico com você
Eu fico com você...

Te ver e não te ver
Me dá um desespero
Me afastei de você
Só porque tenho medo
Mas amor vem cá...
Faz isso comigo não
Vou te deixar...
Digo que já em outra
Eu que dou beijo na boca
Só pra te esquecer
Faço de difícil a toa
Mas se é pra ficar na boa
Eu fico com você...
Eu fico com você...

Digo que já to em outra
Eu que dou beijo na boca
Só pra te esquecer
Só pra te esquecer
Faço de difícil  a toa
Mas se é pra ficar na boa
Eu fico com você
Eu fico com você
Só com você

Faço de difícil a toa
Mas se é pra ficar na boa
Eu fico com você
Eu fico com você.

     Aquela música estava magnífica e ela se encaixava perfeitamente comigo por quê?
1º Te ver e não te ver me dá um desespero, me afastei de você só porque tenho medo. Não tem coisa pior que vê-la e não tê-la. Me afastei dela porque tinha medo que um tal de Jorge, da turma de biologia dela, tomasse meu lugar. Sabe aquele lance com a Keyla, eu teria pedido desculpa na hora, mas pensei que o Jorge estivesse gostando dela e ela dele e eu estivesse interferindo no caminho dos dois. Eu tinha medo de descobrir que, na verdade, ela nunca havia me amado.
2º Mas amor vem cá, faz isso comigo não vou te deixar, digo que já to em outra, eu que dou beijo na boca, só pra te esquecer, faço de difícil a toa, mas se é pra ficar na boa, eu fico com você. Mas Sara, vem cá. Não faz isso comigo porque eu te amo! Eu falo que já to com outra garota, só pra te esquecer. Te quero, mas não deixo o meu orgulho de lado, só que agora pra mim tanto faz o que eu quero é você Sara. Só faltava dizer isso a ela.
     - Obrigada pela atenção de todos, curtam a noite.
     Ela estava descendo do palco quando eu tomei uma decisão:
     - Preciso falar com ela custe o que custar.
     - O que foi que você disse Carlos?
     - Eu já volto.
      Me levantei, e pelo canto do salão fui andando. Pude ver Sara entrar em uma espécie de camarim. Suspirei, criei coragem e disse para mim mesmo:
      - Seja o que Deus quiser.
      Entrei na sala com o pé direito na frente e os dedos cruzados, suando frio. Ela estava retocando o batom na frente de uma penteadeira, estilo mais antigo, duas gavetas pequenas à direita e duas à esquerda. Entre elas um espaço de seis palmas para colocar o banquinho que havia sentado. O que unia as gavetas era uma madeira em forma retangular fixadas por pregos. A cor da penteadeira era um tipo de marrom escuro já castigado pelo tempo. Coisas como pentes, base, lápis preto de olho, rímel, sombras de diversas cores e outros produtos de beleza. Aquela sala era todinha branca, chão, teto, paredes, tudo. Havia um balcão de 1m x 1m com algumas roupas em cima e um banheiro.
      - Já que não tem ninguém aqui contigo e que vou falar espelho. Sabe está tudo muito legal está noite. Só achei que o Carlos viria. Isso está estranho e sabe o que é mais estranho espelho? Ainda sinto falta dele, um pouquinho.
      - Maquiando o que é perfeito princesa Sara?
      - Ah, oi. A quanto tempo você está aí?
      - Cheguei agora. Estou atrapalhando alguma coisa?
      - Não, não. Pode entrar.
      - Anh, obrigado. Posso conversar contigo?
      - Pode claro.
      - Eu estive pensando...
      - Sério! Você pensa Carlos?
      - Haha! Irônica como sempre.
      - Desculpe, o que você ia dizendo?
       - Eu estive pensando. E sim. Eu penso. Pensei em tudo sobre a gente brigar, abraços, intrigas, cartas de amor, beijos, discussões, passeios, passeios de mãos  dadas, cafunés, seu jeito fácil de ganhar meu coração, teu sorriso lindo, os olhares apaixonados, os ciúmes bobos com razão, do SMS no meio da noite, de ligar só para ouvir tua voz, do sorriso entre o beijo, de apertar tua bochecha, de arrumar teu cabelo, de deitar no teu colo, de ver o por do sol de teu lado...
       - Olha Pedro...
       - Espere, não terminei.
       - É sério, não é o momento.
      - Mas por quê não?
      - Eu, eu... eu...
      - Sara, você está muito pálida!
      - Não estou me sentindo muito bem...
      - Você está com febre! Vem vamos para o hospital.
      Eu a levei nos meus braços até a mesa dos meus amigos.
      - Pedro, me dê a chave! Sara não está bem.
      - Eu vou com você mano.
       Então fomos ao hospital.
       - Enfermeira, enfermeira!
       Fomos até ela que nos guiou até uma sala comum do hospital. Coloquei Sara na maca.
       - O que foi que ouve com ela?
      - Ela começou a ficar pálida e com febre e aí desmaiou.
      - Desidratação. Soro na veia e ela já vai ficar novinha em folha.
      - Que bom!
      - Ufa!
       Já eram 2 horas e 15 minutos, quando percebi que Pedro estava com muito sono.  Convenci-o a ir para casa descansar. Acompanhei-o até a porta de entrada do hospital e em seguida fui ao banheiro. E aqui estou eu, Carlos, mais conhecido como Carlitos, saindo do banheiro de um hospital, exatamente às 21 horas e 20 minutos.
        Entrei no quarto onde Sara estava. Havia uma cadeira ao lado da cama dela com um violão em cima dela.  Ninguém sabe, mas sei tocar violão. Bom, gosto muito de música, já  compus algumas, mas nunca cheguei a mostrar para alguém.  Naquele momento eu estava tão inspirado para compor por influência daquele anjo ali ao lado, o violão dando sopa, minha experiência, e acima de tudo, meu amor por ela.    Então aquela música surgiu livre, solta e sincera.
        Sara estava meio acordada, mas permaneceu com sua pálpebras fechadas só ouvindo. Sentei na cadeira, peguei o violão e ...

JURO
Se eu te convidar para fugir
Será que você aceita?
Se eu viver para te fazer sorrir
N a vida mais perfeita
Só fechar os olhos
E enxergar o futuro
Só nós dois
Arruma as tuas coisas
O depois  a gente deixa
Pra depois
Se eu pedir permissão pro teu pai
Eu sei que ele não vai deixar
Se quiser vir comigo
Viver o pra sempre
Sai antes dele acordar
Não te prometo joias, luxo, carro do ano não
Mas prometo todo o amor
Que tenho no meu coração.
Juro eu te faço feliz
Eu te faço mulher
Eu te faço princesa
Eu entro com todo o meu amor
Você entra com toda a tua beleza
Juro que vamos casar
Na beira do mar
Vendo o amanhecer
Que o meu pra sempre
Seja com você
Só com você
Só com você
Sei que vou te convidar para fugir
Será que você aceita?
Se eu viver pra te fazer sorrir
Na “vibe” mais perfeita
Só fechar os olhos
E enxergar o futuro
Só nós dois
Arruma as tuas coisas
O depois a gente deixa
Pra depois
Se eu pedir permissão pro teu pai
Eu sei que ele não vai deixar
Se quiser vir comigo
Viver o pra sempre
Sai antes dele acordar
Não te prometo joias, luxo, carro do ano não
Mas te prometo todo o amor
Que tenho no meu coração
Juro eu te faço feliz
Eu te faço mulher
Eu te faço princesa
Eu entro com todo o meu amor
Você entra com toda a tua beleza
Juro que vamos casar
Na beira do mar
Vendo o amanhecer
Que o meu pra sempre
Seja com você
Eu juro eu te faço feliz
Eu te faço mulher
Eu te faço princesa
Eu juro eu te faço feliz
Eu te faço mulher
Eu te faço princesa
Juro que vamos casar
Na beira do mar
Vendo o amanhecer
Que o meu pra sempre
Seja com você
Só com você
      - Eu sei que não pode ouvir Sara, mas era isso que eu queria te dizer.
      Ela abriu os olhos...
       Você achou que eu não tinha ouvido, porém ouvi e foi simplesmente meigo, fofo, romântico, sensacional!
- ...
- ...
       - Preciso te dizer Carlos que também nunca deixei de te amar, mas após aquela discussão que tivemos pensei melhor e :
1º  A gente é muito diferente; você popular e eu não; você super chegado nos esportes e eu não; você super... como posso dizer “não tímido”. E eu muito tímida; você não é muito chegado nos estudos e eu que estudo bastante.
2º Aquelas garotas estavam dando em cima de ti, e foi como se eu estivesse atrapalhando o caminho de vocês.
       - Concordo que as garotas estavam dando em cima de mim, e confesso que fui bobo em não cortar as  falas delas. Mas sabe Sara, me disseram que pra você se apaixonar por mim, eu tinha que te fazer sorrir, mas cada que você sorria quem se apaixonava era eu.
      - Carlos?
      - O que Sara?
      - Sinais me ajudaram a perceber que o meu caminho é você.
      - Sara?
      - O que foi Carlos?
      - Eu te quero só pra mim, como as ondas são do mar Sara!
      - Príncipe...
      - O que foi Sara?
      - Nada nunca poderá mudar esse amor que tenho por você.
      - Anjo ...
      O que foi Carlos?
      - Vem ser feliz comigo outra vez!!!

                                                                                             FIM.












quarta-feira, 18 de novembro de 2015

POESIA : CONSCIÊNCIA NEGRA



CONSCIÊNCIA NEGRA


De que importa se minha pele tem essa cor?
Se não se encaixa com o tamanho do meu amor?
Até quando vamos ter que suportar?
Essa desigualdade que vai nos matar.

A solução para o mundo
É um abismo profundo
Quem não arrisca se jogar
Nunca vai nos libertar.

Precisamos dessas correntes nos soltar
Para nosso caminho trilhar,
Quem sabe uma luz achar
Que possa nos guiar.

Andamos sem direção
Cansados ou não
Nessa vida de escravidão
Que nos deixa sem chão.


Alunas:Sandiéli e Thalia
Turma :224
Professor:Ivo

VOZES DA ÁFRICA

Poesia realizado nas aulas de Português
Tema:Semana da Consciência Negra
Alunos:Djoni e Sara Caroline
Turma:225
Professor:Ivo Francisco Pomiecinski

VOZES DA ÀFRICA

Os negros perante a sociedade
São Vistos sem dignidade
Considerados primatas
Neste mundo que os mata.

Nas senzalas trancados
Com seus pulsos amarrados
A dor da perda de um irmão
Tornando-se apenas saudade, machucando o coração.

Foram escravizados no passado
Hoje sofrem calados
O futuro só será melhor
Quando tudo for apagado.

Descentes da África
Levantem suas mãos
Clamem juntos com seu povo:
Digam não a discriminação.



quarta-feira, 4 de novembro de 2015

PROJETO ESCOLAR

PROJETO ESCOLAR
EIXO NORTEADOR: “MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA”

Justificativa:
Devido ao consumismo exagerado que evidenciamos todos os dias em nossa sociedade e que resulta no excesso de produção de lixo, uso excessivo dos recursos naturais, inclusive de maneira indiscriminada até egoísta e considerando a importância da temática ambiental nos dias atuais, a EEB. Sara Castelhano Kleinkauf de Guaraciaba/SC desenvolveu neste ano um projeto interdisciplinar com os alunos do Ensino Fundamental e Médio, tendo como Eixo Norteador: “MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA.”  Nesse sentido,  objetiva-se oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fatos naturais e humanos referentes a essa temática, desenvolvendo suas potencialidades, adotando posturas pessoais e comportamentos sociais que lhe permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com o meio, colaborando para que a sociedade seja ambientalmente sustentável e socialmente justa, protegendo e preservando todas as manifestações de vida do planeta e garantindo as condições para que ela prospere em toda a sua força, abundância e diversidade.
Objetivo Geral:
Possibilitar o desenvolvimento de atitudes, hábitos e aprendizagens de valores fundamentais para o exercício pleno da cidadania, ressaltando-se a participação na preservação ambiental, incentivando uma alimentação saudável e buscando melhorias na qualidade de vida de maneira sustentável.
Objetivos específicos:
         Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental e crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo positivo, para garantir um meio ambiente saudável e boa qualidade de vida.
         Conscientizar o educando a adotar posturas na escola, em casa e na comunidade que proporcione   interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis. 
         Oportunizar ao educando uma visão integrada da realidade, buscando uma alimentação saudável e preservação do meio ambiente, melhorando assim sua qualidade de vida.
         Conhecer e valorizar alternativas para preservação do meio ambiente.
         Responsabilizar-se pela própria saúde, adotando uma alimentação saudável, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.

METODOLOGIA
  A metodologia proposta se encaminha numa perspectiva dialética em que o conhecimento é construído num processo dinâmico e participativo, para que o ser humano seja agente do processo histórico social. Nesta perspectiva seguem os conceitos que serão elaborados em cada disciplina envolvendo as áreas do conhecimento.
Os alunos participaram de várias atividades relacionadas à preservação do meio ambiente e qualidade de vida como: palestras, visitas de estudos, análise de filmes, documentários, produção de textos, slides, confecção de mandalas, filtro dos sonhos ,cartazes, coleta de lixo reciclável, atividades físicas na escola e na praça da cidade e socialização das atividades realizadas.

ATIVIDADES DE INTRODUÇÃO AO PROJETO ESCOLAR

* Documentários trabalhados de maneira coletiva:
  “ A ILHA DAS FLORES” ( 13 min) E  “A HISTÓRIA DAS COISAS’’(21 min); “ Consumismo, desenho animado”( 5 min);  “Família  de consumo”(6min) e “ O Homem Capitalista” ( 3min) = 48min
Local : Laboratório de Informática
Turmas:  111, 112 e 331         Data:  24/03/2015
Turmas: 221; 222 e 223           Data: 25/03/2015

                              QUESTÕES PARA DEBATE ( COLETIVO)  (logo após os filmes – Ejoice)
Sobre o documentário: ‘’ A História das Coisas’’
         Quem tem um modelo de celular mais recente?
         Quantas vezes já trocaram o celular?
         Quais as diferenças entre o celular mais antigo e o atual?
         Qual foi a necessidade de mudança do celular?
         O que acontece com o celular que foi substituído?
         Qual é a relação entre a diversidade de modelos de celulares e a produção de um espaço global?
         Em que a troca do modelo de celular contribuiu para que você se tornasse um ser humano melhor?
2 -Sobre o documentário: “A Ilha das Flores”
         Como vocês se sentiram?
         Por que essa situação acontece?
         Daria para modificar essa situação?  

CONTEÚDOS POR ÁREA E SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
                                            ÁREA DE LINGUAGENS
LÍNGUA PortuguEsA

         Leitura, interpretação e compreensão do texto: “‘Consumir ou viver”?

         Produção de carta aberta ou manifesto;
         Leitura, compreensão e interpretação do texto: “Pegadas Ecológicas”;
         Produção de poemas e poesias sobre questões ambientais, a partir do texto: “Pegadas Ecológicas;”
         Estudo e ampliação do vocabulário com auxilio dos dicionários específicos sobre meio ambiente: “O ser humano e o meio ambiente de A a Z” – Ana Maria Brasil e Fátima Santos. (Interdisciplinaridade com as Aulas de Leitura Dirigidas na Biblioteca);
         Estudo dos verbos no Modo Imperativo por meio de receitas culinárias; produção de caderno de receitas (atividade interdisciplinar com Arte.)
         Estudo, análise do texto: “Eu Etiqueta” de Carlos Drummond de Andrade; (interdisciplinaridade com Arte).
         Estudo e análise de sonetos abordando tema meio ambiente.

Arte
         Produção de charges e caricaturas sobre questões ambientais, por meio de estudo dos textos: “Eu Etiqueta – Carlos Drummond de Andrade; “O Bicho” de Manuel Bandeira; (interdisciplinaridade com Aulas de Leitura Dirigida);
         Confecção de “mandalas” com materiais alternativos, abordando o tema: Qualidade de Vida – saúde mental/espiritual;
         Confecção de “filtro dos sonhos” abordando o tema: Qualidade de Vida – saúde mental/espiritual;



Educação física
·         Pesquisa e apresentação de trabalhos sobre atividade física e esporte como qualidade de vida.
                                           INGLÊS
         Capítulo do livro que estuda sobre o tema: “Consumismo”, especialmente, no livro didático do 1 ano;
         Estudo da unidade do livro sobre a mais nova atualização do Google Earth que mapeia e avalia o potencial de energia solar de cada residência para colocação de placas solares; (1 ano)
         Estudo da unidade do livro que questiona: “Você conseguiria transformar seu hobby em sua profissão? (Qualidade de vida); Ordem quanto a prioridade das coisas como: “salário”, “segurança no trabalho”, “estabilidade” e “qualidade de vida”. ( 2 ano);
         Vídeos consagrados “TED talks” com assuntos relevantes. (3º ano)

 Atividade referente ao tema: “Consumismo”
              Objetivos Específicos da Disciplina
 -Refletir sobre o consumismo e o uso de aparelhos tecnológicos;
-Utilizar bothneithernoneall of most of em diálogos;
-Dialogar em inglês sobre o uso excessivo de aparelhos eletrônicos.

Conteúdo(s) 
-Vocabulário relacionado à tecnologia;
-Vídeos jornalísticos e de publicidade em inglês;
-O uso dos quantificadores bothneithernone , all of e most of.
Turmas: 1; 2 e 3;
Tempo estimado: 4 aulas
Material necessário 
Projetor ou sala multimídia para apresentar vídeos e slides.
Conteúdo relacionado
Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem da revista VEJA:
 Desenvolvimento 
1ª etapa 
Prepare dois slides no PowerPoint, um com a expressão Early Adopters e outro com o significado da expressão:


Apresente o primeiro slide e pergunte se os alunos conhecem a expressão early adopters. Deixe que conversem entre si por cinco minutos ou até encontrarem uma definição. Em seguida, apresente o segundo slide. Compare a definição às respostas levantadas pela classe e confirme se todos entenderam o significado em inglês. Pergunte se os alunos consideram-se early adopters ou se eles conhecem alguém próximo que se encaixe no perfil. Depois, questione em inglês quantos celulares eles já tiveram até o momento. Solicite que os estudantes respondam também em inglês. 


Perguntas:
1 - What is the news about?
2 - What is the iPhone color that they want to buy?
3 - What do they say about the new color?
4 - Where is the store located?
5 - Are those people "early adopters"?
Respostas possíveis:
1 - The news is about the big line in front of Apple Store. People want to buy the new iphone 5S.
2 - They really want to buy the new color Gold.
3 - Some of those people say that the new color Gold is for girls.
4 - The Apple Store is located in New York City.
5 - Yes, they are. All of them were there since 5:30 a.m just trying to be the first to get the new iPhone 5S.

Para finalizar, pergunte se os alunos tomariam as mesmas atitudes que as pessoas retratadas no vídeo para ter um celular novo. Discuta as respostas com a classe e solicite que cada estudante troque duas respostas com um colega para avaliar se todos conseguiram compreender o vídeo.
2ª etapa 
Para aquecer, peça que os alunos respondam em inglês qual a função do celular que mais utilizam. Coloque alguns exemplos de respostas na lousa. Use a estrutura  I use my mobile phone ... (to send messages; as a camera).
Em seguida, sugira que os alunos formem pares e perguntem uns aos outros quais funções utilizam em seus smartphones. Baseado no uso dos celulares pelos alunos, escreva na lousa exemplos de respostas. Formule frases com o uso dos quantificadores both e neither. Por exemplo:"Both of us use our mobiles to take pictures"; "Neither of us use our mobiles as a calculator”. Explique o uso dessas palavras nas três pessoas do plural e as alterações que elas acarretam nas frases.
Solicite que todos os pares compartilhem suas respostas. Deixe os alunos apontarem quais respostas são as mais comuns na sala. Escreva alguns exemplos dessas respostas na lousa usando os quantificadores all of e most of . Provavelmente surgirão frases como: "We all use mobiles to send messages"; "Most of us use mobiles to take pictures"; "Nearly all of us use the mobile to watch videos". Novamente, explique o uso desses quantificadores.
3ª etapa 
Projete os primeiros 1m 48s do vídeo iDiots, que ironiza o fato dos early consumers comprarem as versões mais modernas dos modelos para igualarem-se aos outros. Pergunte aos alunos qual é o assunto do vídeo. A seguir, projete o vídeo do início ao fim. Divida os alunos em grupos pequenos de 3 ou 4 e peça que eles compartilhem suas ideias sobre a mensagem do vídeo.
Depois da atividade, faça um ditado com perguntas relacionadas à tecnologia. Solicite que os alunos copiem as perguntas e respondam em duplas:

Dictation
1 - Is the brand of your mobile phone important to you?
2 - Do you think you’re addicted to new technology and gadgets?
3 - Do you know anyone who’s addicted to technology?
4 - Do you think we rely too much on technology in our everyday lives now?
Reserve alguns minutos da aula para que os alunos compartilhem e comparem suas respostas. Finalize a aula perguntando o que aprenderam com a atividade. Pergunte se os estudantes mudarão alguma coisa em relação ao consumo excessivo de aparelhos celulares. É de extrema importância que a turma aprenda não só novas palavras em inglês, mas também a importância de consumir menos eletrônicos.

SAEDE (Serviço de Atendimento Especializado)

         Produção de poesia referente ao texto: “Pegadas Ecológicas” em Braille;
          Conceito sobre: “ideologia” em Braille.
         Preparo de um prato culinário: “bolo”, envolvendo os próprios alunos na atividade, com o intuito da alimentação saudável, bem como, compreensão, interpretação de receitas. Ainda, incentivo quanto ao desenvolvimento da autonomia e independência na realização das atividades rotineiras.
         Confecção de porta-utilidade: “porta-joias; porta-controle; porta-guardanapo; porta-caneta...” com materiais descartáveis: caixas de leite.

                    

 Aulas de Leitura Dirigida
         Estudo e dinâmica com os Quatro elementos da Natureza: terra; água; ar e fogo, na visão astrológica; já, na visão filosófica, a disciplina de Filosofia ira abordar.
         Dialogar sobre a importância de manter os quatro elementos da natureza em equilíbrio, uma vez que um elemento esteja em desequilíbrio, os demais também se desestabilizam podendo haver danos ao planeta e aos seres vivos em geral.
         Estudo das obras do professor e escritor: Airton Fontana, sobre o tema: Sustentabilidade;
         Dia do escritor na escola com o professor e escritor: Airton Fontana, falando sobre a necessidade da produção escrita e dos temas abordados nas suas obras.
          Paródias e poesias sobre o tema: “Meio ambiente e Qualidade de vida”.  
         Leitura da obra: “O Guarani” – José de Alencar, (romance indianista) com foco nas questões ambientais, sociais e culturais no período da colonização em analogia à atualidade;
         Leitura da obra: “Tosco” – Gilberto Mattje, abordando sobre a condução da própria vida, no desafio de saber viver. (Qualidade de vida)
         Estudo de textos informativos sobre temas atuais, e outros referentes aos possíveis temas cobrados no ENEM;

ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS

História
         A história dos objetos; A insustentável leveza do tempo: os objetos da sociedade de consumo. – Francisco Regis Lopes Ramos.
         Entrevista ou pesquisa com pessoas que pertencem a gerações anteriores;
         Investigar sobre a quantidade de aparelhos que as pessoas possuíam, quando faziam a renovação dos mesmos e por que motivos o faziam. 

Filosofia
         Análise e reflexão da palavra: “’ coisa’’  – (sociedade da Liquidez)
         Estudo e reflexão do texto: “A Liquidez do Homem Pós-Moderno” (Qualidade de Vida)
         Filme: “Uma Verdade Inconveniente”, seguido de ficha de trabalho e análise de imagens sobre questões do filme.
         Palestra: “Meio ambiente” com o palestrante Vandecir Dorigon;
         Visita à loja de produtos naturais: “Naturalmente Sabor e Bem estar”.
         Estudos dos textos presentes no livro didático: “Trabalho, alienação e consumo”. Pag. 53; “A sociedade pós- moderna: o Hiperconsumo”. Pag. 64; “Para onde vamos?” Pag. 64; “Valores/Ética.” Pag. 178; “Ideologia”. Pag. 100.


Geografia
         Espaços geográficos onde é depositado o lixo;
         Investigar e visitar os espaços de preservação ambiental em Guaraciaba, observando quantidade de espaços, lugares, tipos de plantas. Questionando se há necessidade de mais espaços de preservação;
         Comentar sobre a situação ambiental de outros estados, países;
         Dialogar sobre a responsabilidade de órgãos competentes como governamentais: FATMA; IBAMA; e outros como sociedade civil;
         Política ambiental no Brasil e degradação dos Biomas (livro pag. 74 – 3 anos E.M.)
         Pesquisa de campo e registro por meio de imagens “fotos “sobre ambientes naturais e culturais do município”“. 
         Lixo produção excessiva de resíduos sólidos e consequências, destino do mesmo.
         Exemplos de consumo responsável, coleta seletiva, debate sobre a importância da implementação do Programa 5 Rs.
         Documentário: Quixote Reciclado e Coleção Agualito :Consumo Responsável.

                             SOCIOLOGIA

            Sociedade e Meio Ambiente
         O contexto histórico de problemática socioambiental
         Sociologia e meio ambiente
         Modernização, transformação social e meio ambiente.
         Economia verde e conflitos ambientais
         A legislação ambiental
                  


ÁREAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

Biologia
         Qualidade de vida X doenças ocasionadas nos lugares em que há os vários tipos de poluição: (poluição do ar, sonora, visual)
         Leitura e estudos dos livros sobre: Fatores de risco à saúde;
         Estudo sobre doenças causadas, especialmente, por fatores ambientais;
         Estudo e observação sobre o “câncer”, sendo uma realidade preocupante no município;
         Pesquisar, na secretaria da saúde de Guaraciaba, dados quanto ao número de pessoas com câncer;
         Dialogar sobre qualidade de vida para a preservação da saúde;
         Doenças causadas por mutações.
         Interferência humana no ambiente; Poluição; Lixo: Exploração dos Recursos Naturais;
         Confecção de objetos de uso cotidiano com materiais descartáveis;
         Pesquisa de campo para estudo dos tipos de desenvolvimento das árvores;
         Palestras sobre: “Alimentação saudável”; “Dengue”; “Drogas” e Prevenção às deficiências.


Física
         Viagem de estudo na Usina Hidrelétrica de Itá;
         Conhecer o destino do lixo em Anchieta ou Maravilha, recolhido pela empresa;
         Informações sobre o destino de o lixo hospitalar.
         Capítulo do livro referente ao tema ou outro: Temperatura e Dilatação.
Química
         Impactos ambientais do lixo eletroeletrônico;
         Sugestão de filme: Lixo Extraordinário;
         Texto: “Lixo Eletrônico: danos à saúde.”.

Lixo Eletrônico: danos à saúde
Os elementos químicos presentes no lixo eletrônico podem causar diversos problemas de saúde no ser humano. A contaminação no homem pode ocorrer pelo contato direto com os elementos químicos, que entram na fabricação dos equipamentos eletrônicos. A Tabela 1 apresenta os efeitos que alguns materiais presentes no lixo eletrônico causam à saúde do ser humano (MUTIRÃO DO LIXO ELETRÔNICO, 2008).
  Tabela 1: efeitos que alguns materiais presentes no lixo eletrônico causam à saúde
Material
Efeito na saúde
Chumbo:
Provavelmente, o elemento químico mais perigoso; acumulam-se nos ossos, cabelos, unhas, cérebro, fígado e rins; causa dores de cabeça e anemia, mesmo em baixas concentrações; age no sistema nervoso, renal e hepático.
Cobre:
Causa intoxicações; afeta o fígado.
Mercúrio:
Altamente tóxicas concentrações entre 3 g e 30 g podem ser fatais ao homem; é de fácil absorção por via cutânea e pulmonar; tem efeito cumulativo; provoca lesões no cérebro; tem ação teratogênica - malformação de fetos durante a gravidez.
Cádmio:
Acumula-se nos rins, fígado, pulmões, pâncreas, testículos e coração; causa intoxicação crônica; provoca descalcificação óssea, lesões nos rins e afeta os pulmões; tem efeitos teratogênicos e cancerígenos.
Bário:
Tem efeito vasoconstritor, eleva a pressão arterial e age no sistema nervoso central; causa problemas cardíacos.
Alumínio:
Favorece a ocorrência do mal de Alzheimer e tem efeito tóxico sobre as plantas.
Arsênio:
Acumula-se nos rins, fígado, sistema gastrointestinal, baço, pulmões, ossos e unhas; pode provocar câncer da pele e dos pulmões, anormalidades cromossômicas; tem efeito teratogênico.
Cromo:
Acumula-se nos pulmões, pele, músculo e tecido adiposo; pode causar anemia, afeta o fígado e os rins; favorece a ocorrência de câncer pulmonar.
Níquel:
Tem efeito cancerígeno.
Zinco:
Entra na cadeira alimentar afetando principalmente os peixes e as algas.
Prata:
Tem efeito cumulativo; 10 g de nitrato de prata são letais ao homem.
Matemática
Compra virtual/simulada
         Cada aluno escolhe um produto eletroeletrônico de sua preferência;
         Analisa as condições de pagamento (à vista – desconto; o prazo – número de parcela e juros);
         Analisa, ainda, se há possibilidade da compra com o valor da mesada (se receberem) ou condições financeira dos pais;
         Realizar a compra virtual (simulada), que pode ser no laboratório de informática ou o uso do celular (boa oportunidade para o uso consciente da tecnologia (celular) em sala de aula;
         Fazer um Gráfico: Planilha dos Produtos escolhidos pela turma: celulares, notebooks, videogames, até veículos.
           Gráfico: Planilha de Consumo:
         Chegar à conclusão de ser ou não consumista por meio dos gráficos. (a exemplo da turma que realizou o projeto, chegou-se a conclusão de que 96% da turma é consumista, sendo que uma aluna já havia comprado três celulares sem necessidade);
         Questionar: E para vocês, o que é ser consumista?
         Imagine essa quantidade de lixo na natureza, o que vocês acham disso? (Impactos ambientais do lixo eletrônico trabalhado em Química);   
         Promover um dia da Coleta de Lixo Eletroeletrônico na escola. (a exemplo da coleta que o município fez e recolheu um montante bem significativo de lixo eletroeletrônico).

Aulas de Informática
         Aprendizagem sobre produção de slides com o tema: Consumismo.
         Socialização das produções.
            Postagens de vídeos produzidos nas redes.

                               ATIVIDADES COMPLEMENTARES

VISITAS, PASSEIOS E VIAGENS DE ESTUDOS.
         Viagem: Foz do Iguaçu
         Viagem: São Miguel das Missões.
         Visitas de estudo às universidades: UNOESC, FAI.
         Viagem de estudo à Usina Hidrelétrica de Itá.

PALESTRAS DENSEVOLVENDO: MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA
        
         PARCERIA COM SESC, FAI-FACULDADE, EPAGRI, NUTRICIONISTA, APAE E PREFEITURA MUNICIPAL.
         
                 Palestras sobre o Eixo Norteador
         Alimentação Saudável.
         Saúde Bucal.
         Sexualidade.
         Dengue.
         Autoestima.
         Conservação do Solo e Pastagens Perenes.
         Prevenção das Deficiências.

          Peça Teatral com o grupo Companhia da Alegria abordando temas:
         Sexualidade
         Água
         Reciclagem




CONTEÚDOS POR ÁREA E SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

                                                     5º ANO: TURMAS: 51 E 52
         Higiene mental, social, intelectual e ambiental.
         Corpo humano/Sistemas
         Prevenção de doenças.
         Os quatro elementos da natureza: água, ar, solo e fogo.
         Alimentação saudável e sua higiene.
         Direitos e deveres do ser humano.
         As quatro operações.
         Tabuada.
          
6º ANO: TURMAS: 61 e 62

                                   EIXO: CÓDIGOS E LINGUAGENS

      LÍNGUA PORTUGUESA:

         Produção textual.
         Compreensão textual.
         Fábulas, crônicas, reestruturação de textos, substantivos e pronomes.
.
ARTE:
         Produção de brinquedos com aproveitamento do lixo reciclável.
         Tarsila do Amaral – obra: Favela.
         Leitura de imagem.


EDUCAÇÃO FÍSICA:
         Relação saúde e atividades físicas.
         Saúde e meio ambiente.
         Esporte de aventura e meio ambiente.
         Meio ambiente/ temperatura.

INGLÊS:
         Vocabulário nutricional/ frutas e verduras.
         Nomenclatura dos animais e sua descrição.

ENSINO RELIGIOSO:
         Valores de vida.

EIXO: CIÊNCIAS HUMANAS

GEOGRAFIA:
         Conceito de lugar.
         Paisagem.
         Espaços geográficos
         Recursos naturais e atividades econômicas.
         Sociedade de consumo/desperdício.
         Água: distribuição; disponibilidade; formas de poluição, desperdício, formas de reutilização, bacias hidrográficas brasileiras.

HISTÓRIA:
         A origem do ser humano.
         A sociedade ao longo do tempo.
         Egípcios e o crescente fértil do Rio Nilo.
         Civilizações antigas.

ENSINO RELIGIOSO:
         Valores de vida.

EIXO: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

MATEMÁTICA:
         As quatro operações.
         Tabuada.
         Formas geométricas.
         Frações.

CIÊNCIAS:
         Conservação do solo e do meio ambiente/lixo.
         A água e a saúde.
         Doenças.
         Fenômenos atmosféricos.
         Os quatro elementos da natureza e seus fatores.

7º ANO: 71 E 72

EIXO: CÓDIGOS E LINGUAGENS 

LÍNGUA PORTUGUESA:

         Produção de textos narrativos, textos jornalísticos, análise linguística e advérbios.


         Estudo histórico e cultural da planta erva mate, por meio de pesquisas, concretizadas em produções textuais; conhecimento sobre a “lenda da erva mate”(atividade interdisciplinar com Arte ).

ARTE:
         Arte indígena.
         Confecção da arte indígena.
         Artista: Candido Portinari.
         Lendas indígenas.
         Confecção de embalagens de erva mate, (representação) com identificação das marcas (uso da criatividade) e informações adicionais (hábito saudável).
         Degustação da bebida: mate exposição /socialização das produções das embalagens.
         Confecção de caderno de receitas culinárias, com capas ilustradas.
         Preparo de receitas caseiras presentes no caderno de receita. Exposição, socialização e degustação de diversos pratos caseiros: doces e salgados, preparados pelos próprios alunos. Atividade realizada com o intuito de construir conhecimentos sobre a importância da alimentação saudável. (Qualidade de Vida na alimentação)

EDUCAÇÃO FÍSICA:
         Caminhada ecológica orientada.
         Atividades esportivas diversas.
         Ciclismo.
         Desenvolvimento da saúde e qualidade de vida.



ENSINO RELIGIOSO:
         Função social das crenças e ideologias religiosas.
         Valores

EIXO: CIÊNCIAS HUMANAS

GEOGRAFIA:
         Ecossistemas brasileiros.
         Problemas ambientais da cidade e do campo no município de Guaraciaba.
         Água: distribuição, disponibilidade, formas de poluição, desperdício, formas de reutilização.
         Visita a Mineradora Fazenda Traíra-envasamento de água mineral (Danferrana)

HISTÓRIA:
         Expansão marítima.
         Povos indianos.
         Ciclos econômicos.
         Estrutura fundiária.
         Nordeste colonial.
         Ocupação brasileira.

EIXO: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

MATEMÁTICA:
         As quatro operações.
         Lucro e prejuízo.
         Tabelas e gráficos.
         Números de inteiros. (temperatura)

CIÊNCIAS:
         Interação entre os seres vivos.
         Saúde e prevenção.
         Corpo humano.
         Sintomas e prevenção da dengue.

8º ANO: 81 E 82

EIXO: CÓDIGOS E LINGUAGENS   

LÍNGUA PORTUGUESA:
         Notícia, charge e música.
         Estudo gramatical.
         Produção textual.

EDUCAÇÃO FÍSICA:
         Caminhada ecológica orientada.
         Atividades esportivas diversas.
         Ciclismo.
         Desenvolvimento da saúde e qualidade de vida.

INGLÊS:
         Pirâmide dos alimentos.
         Tipos de comidas.

            ENSINO RELIGIOSO:
         Direito e deveres humanos.


ARTE:

         História em quadrinhos.
         Paródias.
         Confecção de adorno de porta com o tema meio ambiente.

EIXO: CIÊNCIAS HUMANAS

              GEOGRAFIA:
         Degradação ambiental e unidades de preservação ambiental.
         Globalização e suas consequências.
         Lixo eletrônico.
         Consumismo, propaganda, transnacional.
         Valores o ter e o ser; moda.
         Texto: Eu Etiqueto (Carlos D. de Andrade)
           Desemprego.
         Desenvolvimento econômico e desenvolvimento humano.

           
            HISTÓRIA:
         Ciclo minerador.
         Abolição da escravatura.
         A vinda da Família Real para o Brasil.

EIXO: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
           
CIÊNCIAS:
         O corpo humano e suas funções.
         Doenças.
         Higiene corporal.

MATEMÁTICA:
         Economia, racionamento (conta de água e luz).
          Reaproveitamento/reciclagem
         Produção e embalagens.



9º ANO: 91 92 e 93
EIXO: CÓDIGOS E LINGUAGENS   

            LÍNGUA PORTUGUESA:
         Teatro, poema e artigo de opinião.
         Produção e interpretação de texto.
         Estudo gramatical.

INGLÊS:
         Leitura e tradução de textos referentes à proteção solar e os raios ultravioletas.
           
            ARTE:
         Teatro.
         História da fotografia.
         Exposição de fotos.
         Arte contemporânea.
         Diferenciação dos tipos de paisagens.

            ENSINO RELIGIOSO:
         Direito e deveres humanos.

EDUCAÇÃO FÍSICA:
         Caminhada ecológica orientada.
         Atividades esportivas diversas.
         Ciclismo.
Desenvolvimento da saúde e qualidade de vida.



EIXO: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

MATEMÁTICA:
         Economia, racionamento (conta de água e luz).
          Reaproveitamento/reciclagem
         Produção e embalagens.
           
CIÊNCIAS:
         Substância química no cotidiano e suas consequências.

EIXO: CIÊNCIAS HUMANAS

HISTÓRIA:

         Consciência do 3º Mundo.
         Relação mundo e Brasil contemporâneo.

               GEOGRAFIA:
         Globalização e cultura.
         Aquecimento Global.
         Sociedade de consumo.
         Problemas ambientais de nível local e global.
          Filme “Uma verdade inconveniente”.

  
CRONOGRAMA: Durante todo o ano letivo.
           
            AVALIAÇÃO:
           A avaliação é de forma contínua e processual contemplando as três áreas do conhecimento, avaliando o progresso dos alunos através de acompanhamento durante todo o decorrer do projeto, com a observação do desenvolvimento deles em sala de aula e com mudanças de atitudes.
               
       REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FREITAS, Eliano de Souza M. Freitas e Adriana Angélica Adriana Angélica Ferreira, organizadores. Meio ambiente em cena. Belo Horizonte: RHJ, 2012.
http://acervoveja.digitalpages.com.br/home. aspx
http:// www.gentequeeduca.org.br ( Nova Escola)
E.E. B SARA CASTELHANO KLEINKAUF. Projeto Político Pedagógico.   Guaraciaba, 2015
SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação Integral na Educação Básica. Florianópolis, 2014.
OBS: Livros didáticos do Ensino Médio e Ensino Fundamental