segunda-feira, 27 de abril de 2015

Paper:Proposta Curricular de Santa Catarina

Proposta Curricular de Santa Catarina/Formação Integral na Educação Básica

Sabemos que um dos fatores importantes na qualidade da educação é um bom currículo, e que Santa Catarina com sua atualização na Proposta Curricular auxilia nos desafios contemporâneos no campo educacional.  Desde a década de 80, no contexto de redemocratização política no Brasil aumentou-se o debate educacional em torno de questões curriculares e o pensamento social levou uma reflexão crítica da educação brasileira.
A antiga Proposta elaborada entre os anos de 1988 e 1991 define uma concepção de sujeito, projeto, escola e sociedade, já a atual Proposta Curricular baseia-se em três eixos:
1ª Perspectiva de formação integral referenciada numa concepção multidimensional de sujeito.
2ª Concepção de percurso formativo visando superar o etapismo escolar e a razão fragmentaria que ainda predomina na organização curricular.
            3ª Atenção à concepção de diversidade no reconhecimento das diferentes          configurações identitárias e novas modalidades da educação. 
Ressaltamos ainda que a mesma está estruturada em duas seções:
                    Educação Básica e Formação Integral.
                    Contribuição das áreas do conhecimento para a Educação Básica e Formação Integral.
Numa perspectiva histórico-cultural a educação integral busca uma formação que pondere a emancipação, autonomia e a liberdade com pressupostos para a cidadania ativa, que viabilize o desenvolvimento humano pleno e a apropriação crítica e  cultural.
O percurso formativo a ser desenvolvido pela unidade escolar sustenta-se em torno de uma organização curricular, que deverá ter em visibilidade o desenvolvimento e as especificidades que formam a diversidade de cada um na educação básica.
O currículo deve atender a todos os envolvidos no processo educativo inclusive os adultos e idosos, priorizando os de zero a 17 anos, considerando a singularidade dos tempos e dos modos de aprender dos diferentes educandos, já que eles têm o direito à igualdade de condições de acesso ao conhecimento e permanência na escola, a qual deve potencializar o desenvolvimento físico, motor, emocional, afetivo, artístico, linguístico, expressivo, social, cognitivo, dentre outros.
A organização de todas as versões da Proposta Curricular de Santa Catarina é baseada na teoria histórico-cultural, através desse processo cada sujeito se constitui historicamente por meio do desenvolvimento evolutivo do homem por características que o diferenciam de seus antepassados onde os sujeitos constroem sua identidade.
As ações pedagógicas na Educação Básica podem desenvolver nos indivíduos potencialidades de ser humano de diferentes naturezas e não de determinados aspectos, visando à formação integral do educando, respeitando sua faixa etária.
 Segundo WIGGERS, 2007, p. 211.
Pensar em estratégias organizadas para as diferentes idades, características e ritmos; com profissionais qualificados que atuem como mediador entre os elementos culturais universais e os contextos particulares de bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos; em ambientes bem equipados; com uso de diferentes linguagens e formas de comunicação do contato direto com as realidades naturais e criadas pelo ser humano; com apoio de materiais especialmente preparados [...]
A Proposta Curricular de Santa Catarina sinaliza que o Projeto Político Pedagógico, constitui espaço e movimento da avaliação institucional, sendo que a avaliação está ligada aos processos coletivos, nos espaços de planejamento e conselhos de classe.
Portanto, cabe a escola valorizar os saberes que os indivíduos trazem dos diferentes espaços sociais, e viabilizar interações desses saberes para servir como ponto de partida para o desenvolvimento e ampliação dos conhecimentos sistematizados.

(Autores: Cursistas da EEB. Sara Castelhano Kleinkauf de Guaraciaba.)

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Trabalho sobre a Criação do Mundo

Trabalho adaptado sobre a Criação do Mundo

Aluna:Bruna                       Série:61          Disciplina:História

Professoras :Eliane Vanoni e Elisabete Noro






sexta-feira, 10 de abril de 2015

RESULTADO DA ELEIÇÃO DO PARLAMENTO JOVEM CATARINENSE

TITULARES:

1º Djeison Felipe Voos
2ºGabriela Palú
3ºLuiz Henrique Balensiefer
4°Djhoni Henrique da Cunha
5°Chantala Pilatti


SUPLENTES

1ºEduarda Franzosi Lovato        
2°Andressa Paula Parisotto
3°Vanessa Sauthier



PARABÉNS  AOS  ALUNOS DEPUTADOS QUE REPRESENTARÃO NOSSA ESCOLA E A REGIÃO OESTE ,EM JUNHO, NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA  DE FLORIANÓPOLIS SC.