Parabéns a professora Cristianes Rodrigues Amâncio e alunos pela belíssima apresentação sobre o Dia da Consciência Negra.
Este blog tem objetivo de repassar as informações da escola para as pessoas que estão fora da escola, alunos, professores e funcionários.
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
sexta-feira, 14 de novembro de 2014
PARTICIPE DO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Esse dia é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira .
O Dia Nacional da Consciência Negra,aponta para a necessidade de uma reflexão sobre a contribuição do negro na construção do país ,em seus diversos aspectos,tanto culturais quanto estruturais .
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares,em 1965.Essa data procura lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral,desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro(1954).
O dia 20 de novembro merece ser comemorado,mas nunca de forma acrítica.É um convite à análise sobre o quanto avançamos em relação às condições de vida dos afrodescendentes , e também do quanto precisamos caminhar ainda.
Programação.
Dia 18 de novembro de 2014
07:45h-Abertura
08:15h- Reis,Rainhas e seus reinos
08:40 h-Como os negros chegaram no Brasil
08:55 h-A vida do escravo no século XVI
09:20 h -Quilombo dos Palmares símbolo de resistência ao sistema escravocrata
09:35 h -O escravo no século XVIII
10:15 h -Processo abolicionista no Brasil
10:45 h -Apresentação da capoeira e dos tambores africanos .
Dia 19 de novembro de 2014
08:00 h -Abertura
08:30 h -A situação do negro no Brasil atual
08:45h- Palestra com Tarcísio Hanauer (sobre sua visita à África )
10:15h-Herança africana dentro da cultura brasileira
Local:Centro de Multiplo-uso ao dos Bombeiros
Participação dos alunos, professores,direção e equipe pedagógica da Escola de Educação Básica "Sara Castelhano Kleinkauf -de Guaraciaba.
Também haverá participação neste evento de alguns membros do grupo Afrodesmo de São Miguel do Oeste e Tarcísio Hanauer representante dos pais.
Coordenadora e responsável pelo projeto professora Cristianes Rodrigues Amâncio da disciplina de história.
AMPLIANDO NOSSOS REPERTÓRIOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS EM REDE.
ATIVIDADE
1 – AMPLIANDO NOSSOS REPERTÓRIOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS EM REDE.
(PLAC2)
Grupo: Beatriz, Cátia, Marivane, Sandra e Velcy
EXPERIÊNCIA1:
Minuto
do Ensino Médio Invovador.
Esta atividade experiência está ocorrendo na EEB.
Sara Castelhano Kleinkauf de Guaraciaba, juntamente com os alunos do Ensino
Médio Inovador e professores, em parceria com a Rádio Raio de Luz.
O rádio não é
uma mídia ultrapassada como alguns podem imaginar, pelo contrário, é a mídia
mais utilizada principalmente em nosso município e região, pela existência da
Rádio Raio de Luz que abrange toda comunidade escolar e demais público. O
desenvolvimento tecnológico tem causado profundas modificações culturais que
trazem melhorias sociais, por ampliar as oportunidades de apreensão do saber
por meio das variadas mídias existentes, dentre elas o rádio. No campo educacional,
as TDIC integram-se e proporcionam uma democratização da produção, e recepção
do conhecimento e informações.
A interação dos meios de comunicação exige o
desenvolvimento de habilidades pelos seus usuários, sobretudo no contexto
educacional. Dessa forma, a implementação do projeto “Minuto do EMI", na EEB “Sara
Castelhano Kleinkauf” em parceria com a Rádio de Luz do município de Guaraciaba
tem como objetivo:
· Desenvolver habilidades e tendências comunicacionais dos educandos;
· Desenvolver habilidades e tendências comunicacionais dos educandos;
· Promover a comunicação
oral, aperfeiçoando a objetividade e clareza de exposição do pensamento;
·
Favorecer a convivência e trabalho em equipe, respeitando diferenças, níveis de
conhecimento e ritmos de aprendizagem
·
Contribuir para a compreensão de
que o rádio é um veículo de comunicação eficiente para tornar público o
trabalho educacional efetivamente realizado em nossa escola.O projeto “Minuto do EMI”, foi baseado num programa já existente na rádio o famoso “Minuto do Legislativo”. Os alunos gravam semanalmente um minuto sobre conteúdos trabalhados por todas as disciplinas em sala de aula. Estão envolvidos neste projeto: professores, educandos, equipe pedagógica, gestores e a equipe da respectiva rádio.
As TDIC usadas são:
* micro system:
com CD player, pen-drive, rádio, microfone. Utilizado para reproduzir sons e
gravar aquilo que não entrará ao vivo, e também os alunos podem ouvir suas
falas e perceber o que pode ser melhorado
*fone de
ouvido: provê o retorno do som em execução para a pessoa que está no comando do
som;
*radio gravador:
aparelho acessório que pode ter seu uso alternado com o micro system, assim
enquanto um é utilizado pode-se preparar a próxima execução;
*Câmera Digital: para fotografar e filmar os alunos
nos momentos das gravações.
Nosso projeto foi
desenvolvido durante o ano letivo de 2014, contribuiu muito na questão da oralidade, transmissão
de informações do que é trabalhado.O uso das TDIC e as mídias neste projeto, foram um importante instrumento capaz de colaborar para a transformação do sujeito no que se refere ao conhecimento alegria e fortalecimento da auto - estima, pela oportunidade de demonstrar habilidades e competências pessoais através da gravação do programa de rádio “Minuto EMI.”
O espaço na rádio foi cedido gratuitamente para nossa escola e o programa teve excelente aceitação e audiência, o dono da rádio solicitou que para o ano letivo de 2015 ocorra a continuidade do mesmo.
(Fonte:http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/bancoprojeto1a4/radio/vargem.asp)
Atividade1:
Ampliando nossos repertórios sobre experiências de aprendizagens em rede
(PLAC2)
Alunas: Beatriz, Cátia, Marivane,
Sandra e Velcy.
Experiência 2: Diferentes
olhares sobre a diversidade.
Neste
ano a nossa escola recebeu do Ministério da Educação duas coleções de livros
denominadas: AS Aventuras de Yara no Planeta Oculares para ser
trabalhado com os alunos.
Estes
livros foram destinados para a biblioteca e trabalhados de forma
interdisciplinar, envolvendo a orientadora de leitura da biblioteca, os professores
dos 4º, 5º, 6º, 7º e 8º Ano do Ensino Fundamental da EEB. Sara Castelhano Kleinkauf,
nos meses de Setembro e outubro de 2014, tendo como objetivo oportunizar, por
meio da leitura do livro, diálogo sobre o respeito à diversidade cultural,
religiosa, direitos humanos, e assim, promover uma reflexão sobre os Princípios
da Cultura da Paz.
Atividades
desenvolvidas:
1- Leitura da obra, interpretação, compreensão e
contextualização durante as aulas de leitura dirigidas na biblioteca da escola.
2- Confecção de óculos coloridos nas aulas de artes.
3- Passeio com os óculos confeccionados com intuito de
observar a natureza, trocando os óculos entre si para diferentes visões com
registros através de fotos.
4- Visita à APAE para interagir com pessoas com
necessidades educativas especiais, também nesse momento, os alunos visitantes
fizeram uma apresentação para o grupo da APAE, sendo a mesma registrada com
fotos e vídeos e entregaram para cada aluno da APAE uma lembrança confeccionada
por eles.
5- Registro do passeio com a utilização das TDICs
existentes na escola.
6- Produção de acrósticos com o título da obra,
registrando os conhecimentos construídos por meio da leitura da história.
7- Produção de sonetos e digitação na sala de informática
que depois foram anexados na pasta literária de cada aluno e posteriormente
foram disponibilizados na rede social do EMI e no blog da escola.
8- Confecção de
cartaz na biblioteca sobre a diversidade cultural, religiosa, com recortes e
frases significativas referentes ao respeito à vida, rejeitar a violência,
redescobrir a solidariedade, ser generoso, ouvir para compreender e respeitar a
natureza.
quinta-feira, 13 de novembro de 2014
sexta-feira, 7 de novembro de 2014
Palestra sobre Financiamentos
Palestra com o Banco SICREDI ,com os alunos do 3º anos do Ensino Médio Inovador EMI.
Assuntos : * Diversos tipos de financiamentos (agrícolas,habitação e outros).
* Aplicações bancárias (ex.poupança e outras)
*De onde se baseiam os bancos para pagar os juros das aplicações
*Por que a desproporção de juros do que é pago aos investimentos dos clientes com aquilo que é cobrado nos empréstimos.
*No ponto de vista do bancário,os juros pagos (ex:poupança)acompanham a inflação?
Assuntos : * Diversos tipos de financiamentos (agrícolas,habitação e outros).
* Aplicações bancárias (ex.poupança e outras)
*De onde se baseiam os bancos para pagar os juros das aplicações
*Por que a desproporção de juros do que é pago aos investimentos dos clientes com aquilo que é cobrado nos empréstimos.
*No ponto de vista do bancário,os juros pagos (ex:poupança)acompanham a inflação?
Trabalho sobre o Corpo Humano
Estudando o corpo humano:ossos,esqueleto,articulação e músculos .
Turma : 4º ano 41 e 42
Professora :Beatriaz e Ana Nita
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