terça-feira, 21 de outubro de 2014

Estudando com Prazer

Os alunos do 4ºano,turmas 41 e 42 realizaram uma visita à indústria Danferrana,tendo por objetivo conhecer o processo de industrialização da àgua.
Professoras:Beatriz e Claudiane




segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Projeto Minuto EMI

Chegou a vez da turma 114 do Ensino Médio Inovador gravar o minuto EMI na rádio Raio de Luz do município de Guaraciaba.O projeto está sendo desenvolvido por todos as turmas do EMI e tem  vários objetivos entre eles  destacamos:

· Desenvolver habilidades e tendências comunicacionais dos educandos;
· Desenvolver a comunicação oral, aperfeiçoando a objetividade e clareza de exposição do pensamento;
· Favorecer a convivência e trabalho em equipe, respeitando diferenças, níveis de conhecimento e ritmos de aprendizagem de cada integrante da equipe.











sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Visita a Propriedade Berwanger

Na quarta-feira dia 02 de outubro de 2014,os alunos da turma 114  do ensino Médio Inovador e 400 Técnico em Agronegócios foram visitar a propriedade da família Berwanger na Linha São Vicente,interior do município.
O objetivo foi ver o Pastoreio Racional Voisin, também conhecido pela sigla PRV que é uma técnica empregada na produção animal, idealizada pelo pesquisador francês André Voisin. Se constitui também em uma alternativa agroecológica para a criação de animais.As turmas já haviam estudado sobre o tema e a contribuição do mesmo para o Meio Ambiente.




Estudo sobre a água

Estudando com conteúdo "água",os alunos do 4º Ano compreenderam o ciclo da água na natureza através de vídeos,e vivenciaram como acontece a passagem dos três estados físicos da água (sólido,líquido e gasoso).
Na oportunidade,também trabalhamos a importância de preservar e cuidar do planeta Terra para que possamos continuar desfrutando deste bem precioso que é a água potável(Carta de 2007).
Turmas:41 e 42
Professoras:Beatriz,Ana Nita e Claudiane





Feira de Ciências e Tecnologias -Etapa Regional

A etapa regional da Feira de Ciências e Tecnologias foi realizada na cidade de São Miguel do Oeste no dia 12 de setembro de 2014.
A escola participou com três trabalhos : *Maquete sobre a Mecanização (Ensino Fundamental)
                                                                * Agregação de Valores -bolinhos feito de mandioca-Técnico                                                                    em Agronegócios
                                                                * Braço Mecânico -Ensino Médio Inovador

Desses três somente o Braço Mecânico dos alunos :Anderson Kraveczuk e Vanesa Romio,professor coordenador : Dioser Dalla Vechia.





terça-feira, 7 de outubro de 2014

Socializando os retratos da escola

Um grupo de professoras da EEB"Sara Castelhano Kleinkauf"iniciaram um curso de Especialização em Cultura Digital pelo MEC em parceria coma UFSC.A atividade aqui descrita refere-se a aplicação e análise de uma investigação realizada com os professores e alunos da nossa Unidade Escolar.A mesma teve como objetivo elencar informações referentes aos recursos tecnológicos utilizados no processo ensino aprendizagem.

Aplicação da Entrevista





  Construção do Retrato da Escola na Cultura Digital

Ao retornar do evento presencial da Especialização em Educação na Cultura Digital, socializamos com o grupo escolar nossas expectativas em relação ao curso. Após muitas leituras, reflexões e análises nosso grupo passou a ter um novo olhar sobre as tecnologias e sua aplicabilidade na educação.
Podemos dizer que a EEB. Sara Castelhano Kleinkauf de Guaraciaba, possui recursos tecnológicos para desenvolver o ensino – aprendizagem, necessitando de melhorias significativas na conexão da internet, pois é lenta tornando o acesso limitado, por vezes desmotivando os professores e alunos a desenvolver o que foi planejado.
No questionário aplicado aos professores percebemos que todos possuem acesso a internet em suas casas, bem como algum recurso tecnológico, possibilitando um planejamento diversificado, não somente usando livro didático mas com recursos tecnológicos que amplie o conhecimento de forma mais dinâmica.
Também afirmaram que fazem uso da sala informatizada para o planejamento e execução de suas aulas, contando com ajuda do profissional que trabalha na respectiva sala.
Ao analisar o questionário aplicado aos alunos percebemos que 90% dos mesmos possuem internet em casa, sendo que o recurso tecnológico mais utilizado é o celular com internet, dizem também que além da pesquisa fazem uso para comunicação e lazer. Eles veem o uso das TDIC nas aulas como algo bom, auxiliando-os no desenvolvimento do conhecimento.
Sabemos que precisamos aprender a utilizar melhor essas novas formas tecnológicas que chegam ate nós, bem como buscar formas diferentes, sair da zona de conforto para atrair, motivar e despertar o desejo de aprender dessas gerações de alunos nativos da cultura.













Cursistas:Beatriz Baptistella,Cátia Gollmann,Marivane Rossetti,Sandra L.Trevisol Scapin,Velcy B.Arconti