quarta-feira, 27 de novembro de 2013

ESTUDO DO CORPO HUMANO

Alunos do 4º ano estudam o corpo humano (ossos,esqueleto,articulações,músculos e órgãos internos, explorando os materiais do laboratório de Ciências com a contribuição da professora Claudia.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Palestra Agronegócio

No dia 04 de novembro os alunos do Curso de Agronegócio receberam a visita da Bióloga Márcia Cattanio, que se dispôs a um bate-papo sobre as perspectivas e tendências do Agronegócio e também o atual panorama da bovinocultura leiteira de nossa região.
Márcia é bióloga e teve várias experiências profissionais , atuando em empresas como RANDON,GRAN MESTRI, DE LAVAL e BIOLEITE CONSULTORIA.

VISITA A CASAN

No dia 08 de novembro a turma do 4 ano foi visitar a CASAN "Companhia Catarinense de Águas e Saneamento". Nesse dia aprendemos várias coisas: a água que recebemos em nosso município é retirada de poços artesianos. Na CASAN, a água é tratada somente com cloro e flúor. Depois de ter recebido o tratamento ela vai para reservatórios até chegar ás nossas casas. A CASAN é muito importante em nossa cidade, ela é quem cuida da água e se ela não estaria aqui, a nossa água seria muito suja, com cheiro ruim, e iriamos pegar muitas doenças. Os reservatórios de água, são cobertos por britas para deixar a água mais fresca, às vezes, esses reservatórios chegam até secar, pois tem muita gente usando ela ou até mesmo desperdiçando ela. Devemos de cada 6 á 6 meses ,limpar nossas caixas d' água, pois lá podem entrar animais, insetos ou sujeiras. Nessa visita podemos observar a bomba da água que leva a água até nossa casa, o reservatório ,como a água recebe o tratamento.Os poços que a água é retirada tem 100 a 180 metros de profundidade.Na agricultura, quando usamos venenos tóxicos ou qualquer outro devemos colocar as embalagens no lixo, quando vamos a um a um rio ,não podemos fazer nossas necessidades dentro dele, pois a água desse rio pode ser captada para fornecer à outras cidades. Alguns países não recebem cloro e flúor, também várias cidades não tem água tratada e nem saneamento. Nessa visita podemos aprender várias coisas e agradecemos a CASAN por atender a nossa turma.

Cristine Hentz
4º Ano
Professora :Beatriz

VISITA A CASAN

CASAN

O 4º ano vespertino visitou a CASAN de Guaraciaba, lá nós aprendemos muitas coisas.
Quem explicou pra nós foi o funcionário Luiz Fernando.
A sigla CASAN significa: companhia Catarinense de Águas e Saneamento. Às 15 horas da tarde saímos da escola e nos dirigimos a Linha Liso Alto, lá Luiz explicou que retiram água de 8 poços: 6 na Linha Liso e 2 na cidade de Guaraciaba.
Antes de retirar de poços a água era retirada do Rio São Domingos.
De volta a cidade, fomos ao local de tratamento da água, perto da Igreja Matriz.
Luiz Fernando explicou que não é aconselhado usar caixa de água de fibra no forro.
Antes de ser consumida água tem de ser clorada, isto é, ser limpa e livre de bactérias que podem ser prejudiciais à saúde.
Muitas pessoas têm receio de beber água da torneira, mas, Luiz Fernando garante que a água pode ser consumida sim, pois, está limpa e clorada.
Logo depois agradecemos e partimos de volta a escola.



Eduardo
Professora:Beatriz

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Encontro Educação Especial

         No dia 29 de outubro de 2013 os alunos de nossa escola participaram de um Encontro de Educação Especial, no Clube Jardim Peperi,  em São Miguel do Oeste.
         Neste dia, os alunos inclusos no Ensino Regular, e os da APAE, participaram de diversas atividades recreativas conforme suas condições e possibilidades. Foi um dia muito agradável e diferente.
" Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais." ( Pecas de Teatro: Vozes da Consciência.BH)
 
 
 
 









terça-feira, 5 de novembro de 2013

VIAGEM DE ESTUDOS

Professores e alunos do 7º ano e 8ª série do Ensino Fundamental, da EEB Sara Castelhano Kleinkauf realizaram  viagem de estudo para Foz do Iguaçu, no dia 25 de outubro, com o objetivo de ampliar os conhecimentos nas mais diversas áreas e também como lazer.
            Lá visitaram vários pontos turísticos como: Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, a maior geradora de energia limpa e renovável do Planeta, Ponte Internacional da Amizade, Parque das Aves, Aeroporto Internacional e Parque das Cataratas.

             Foi um momento marcante, onde puderam relacionar teoria e vivência.