quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Como será que é o circo que chegou em nossa cidade?

No dia 27 de Outubro, os alunos da 1ª série e 2ª série do Ensino Fundamental de 9 anos acompanhados pelas professoras; Beatriz e Ana Célia, foram até o Circo Torricelli conhecer como é vivência e organização do circo.Já que,dois alunos destas turmas são artistas do mesmo.
As crianças já conhecem vários animais, especialmente os domésticos; mas de elefantes e lhamas a maioria só tinham ouvido falar.
Que legal! Com a visita ao circo, puderam conhecer vários animais, que estudam e vêem na TV, revistas, livros entre outros.E,produziram textos e desenhos maravilhosos.



terça-feira, 26 de outubro de 2010

Exposição Estudos Regionais

Evento realizado na escola, procurou mostrar alguns trabalhos da turma 331, na disciplina de Estudos Regionais, ministrada pela professora Artele F. Lazzarotto.

Temas:

Famílias Scalco, Bianchi e Teixeira


Sabemos que a família é o nosso bem mais precioso, é o nosso encaminhamento para a vida. Como diz a frase de Augusto Cury:"Se você passar por uma guerra no trabalho, mas se tiver paz quando chegar em casa, será uma pessoa feliz. Mas se você tiver paz no seu trabalho e viver uma guerra na sua família, a infelicidade será sua amiga", através dessa frase, vemos que em nossa família muitas vezes passamos por momentos difíceis, proibições, mas precisamos entender que isso tudo é para o nosso bem.
Então, devido à essa tamanha importância que a família tem na vida de todos os indivíduos, nós resolvemos contar a história das nossas famílias, mostrando também alguns objetos antigos para demonstrar essas caminhada.

Alunas: Daniela Teixeira e Laís Fernanda Bianchi


Histórico E.E.B. Sara Castelhano Kleinkauf

A E.E.B Sara Castelhano Kleinkauf, recebeu esse nome em homenagem ao desempenho profissional de Sara Castelhano Kleinkauf(1905-1952). A escola já teve 12 diretores. Nereu Pasinato dirigiu a escola por 2 vezes e Elizabete Grando, atual diretora, por 3 vezes. O Sara passou por 4 fortes temporais. O primeiro ocorreu no ano de 1984 e o mais marcante no ano de 2009 ( passagem do tornado), onde a escola e o ginásio foram parcialmente destruídos.
Atualmente a EEBSCK, é considerada uma das escolas mais bem estruturadas da região Oeste de Santa Catarina.

Alunas: Giseli Primaz, Laura Pellegrini, Daiana Nicloti e Diane Basi


História Linha Caravaggio

Caravaggio não se fez e não é o que é hoje só por bens físicos, mas sim, por bens espirituais, que é a fé em Nossa Senhora do Caravaggio, todos os anos 12 mil pessoas visitam o Santuário da comunidade que foi construído e formada pelos próprios moradores que desde o inicio lutaram para que a comunidade chegasse onde está.

Alunos: Cibéli Cúnico e Jeferson Vieira


Tradições Gaúchas

Escolhemos as tradições Gaúchas para mostrar um pouco da cultura do Rio Grande do Sul e que acabou se espalhando pelo Oeste e litoral de Santa Catarina . Mostrar um pouco das suas festividades, culinária e origem do gaúcho. " Gaúcho não é só aquele que vive no Rio Grande do Sul, gaúcho é aquele que guarda em seu peito as rodas de chimarrão e o orgulho de ser gaúcho"

Alunas: Jociane e Jéssica


Ervas Medicinais

Originário da China de 3700 anos A.C na Mesopotânea descobriu-se a erva doce, na India ultilizava o alho e a cebola e graças a elas, buscando um caminho para as Indias perdendo-se em alto mar, os portugueses chegaram ao Brasil, trazendo consigo o conhecimento das especiarias, encontrando aqui os índios usando o urucu, utilizado por eles como tinta.
AS ervas medicinais é um campo que abrange milhares de plantas, as quais cada uma trás seu benefício a saúde. Citamos por exemplo a babosa utilizada para fortificar o cabelo, e o eucalipto para o reumatismo e a camomila como calmante.

Alunas: Simone, Claudia Kemper, Maiqueli


Jogos

O objetivo do nosso trabalho foi demonstrar como era a diversão e as brincadeiras antigamente (nossos pais), hoje e como será futuramente.
Ao longo do trabalho demonstramos a evolução dos jogos desde coleções até jogos eletrônicos (vídeo-game, brinquedos tecnológicos).

Alunos: João, Caike e Kleyson


Colonização de Guaraciaba

História de Guaraciaba, decorreu ainda antes do descobrimento do Brasil, quando as terras ainda pertenciam a Espanha. Isso mudou quando Pedro Alvares Cabral descobriu o Brasil, e os bandeirantes que vieram não respeitaram os limites ocupando o território vizinho, desta forma, as terras que hoje é nosso município já pertenceram a Portugal.
A primeira missa foi realizada dia 02 de setembro de 1945 pelo Padre Aurélio Canzi, debaixo de uma árvore, e com um altar improvisado. Dando-lhe o nome a esta nova localidade de Guaraciaba, que na língua Tupi-Guarani significa Raio de Luz.
A primeira família que aqui chegou, saiu de Guaporé-RS, em agosto de 1945. Composta pelo pai Giuseppe Palú e pela mãe Sra Ana Presotto Palú e mais cinco filhos.

Alunos: Indianara Palú, Diulene Krug e Eduardo Neves


Profissões do Futuro

Com esse trabalho, queríamos mostrar um pouco sobre algumas profissões que estarão em alta, para assim ter alguma idéia do que queremos, e ter uma profissão boa, e consequentemente ser um bom profissional.
Sendo assim, que podemos seguir na área das exatas, humanas e biológicas. Algumas das profissões: engenharia em geral, a construção civil, áreas da saúde, administração, agronomia e demais.

Alunas: Patricia Rockenbach, Angélica Scapin e Cláudia Primaz


História da APAE

Apresentamos nosso trabalho com o objetivo de todos conhecerem a história de algo que participa e está tão presente em nossa cidade, uma instituição que ajuda e acolhe muitas pessoas com deficiência, que necessitam de ajuda; mostramos como foi difícil a APAE ser o que é hoje e como é significativa o trabalho que ela realiza.

Alunas:
Carine Hanauer, Ana Paula da Cunha e Luana Bavaresco


História de Linha Olímpio

Optamos por contar a história de comunidade de Linha Olímpio, para melhor conhecer o local onde moramos. Através de pesquisa e entrevista tomamos o conhecimento de como tudo começou: primeiros moradores, porque vieram pra cá, principais dificuldades encontradas aqui, ano de fundação da comunidade, da fundação da primeira casa escolar, da primeira igreja, entre outras coisas. Destacamos a importância do Museu Histórico Professor Edvino Carlos Hoelscher, que tem o título de maior museu rural da América Latina e do fundador deste, o próprio professor Edvino. Hoje o museu de Linha Olímpio é de suma importância para o turismo social do oeste catarinense, onde que através dele conhecemos melhor a história de nosso município e de nossa região.

Assim, durante a apresentação contamos a história da comunidade de Linha Olímpio e apresentamos fotos e peças antigas que fizeram parte de tudo isso.

Alunos: Kerlin Taíz Fath, Débora Schwarz, Marcio Schimanko e Katiane Godoy

Confira as fotos do evento :




sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Salto para aprender...

Aproveitando a bagagem das crianças, brincadeiras de corda aprimoram a coordenção motora, o equilíbrio e o contato social.

Alunos da turma 12.
Turno: Vespertino
Professora: Beatriz


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Dia do Professor


A direção, professores e funcionários comemoram o dia do professor, que é festejado todo dia 15 de outubro.

PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES !!!


Confira as fotos:



terça-feira, 19 de outubro de 2010

Aula Lego

Trabalhamos com o tema animais em sala de aula, nada mais oportuno do que levar as crianças a construir animais com o lego.
Primeiramente o desafio foi construir uma girafa, seguindo os passos da revista, na qual exige muita concentração e observação para se obter o resultado desejado. Após essa montagem e apresentação de cada grupo, os mesmos colocaram a imaginação para funcionar!
Cada equipe escolheu um animal para montar. Na hora de apresentar, explicaram o habitat dele, as características, a alimentação e as preferências. Os outros grupos adivinharam qual era o animal. Com tanta montagem e criatividade, desfilaram no zoológico do 1ª ano: cobras, tigres, jacarés, pombas, galinhas cachorros.
Realmente as crianças mostraram que sabem domar as feras" he-he-he....
Professora: Beatriz Turmas: 1ª Série - 11 e 12

Confira as fotos abaixo:

Cerâmica


É, a 5ª série não para de estudar a Arte Rupreste. Desta vez experimentaram o gostinhodo que é trabalhar com a argila. As criações variavam muito desde simples vasos até, composição de utensílios domésticos.
Depois de feita as peças foram pintadas e decoradas.

Professora: Cleci

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

SENAI Casa Aberta

Alunos da E.E.B Sara Castelhano Kleinkauf, visitaram o SENAI de São Miguel do Oeste no dia 7 de outubro. Com uma programação completa e as novidades tecnológicas que estão movimentando a indústria, o SENAI abriu as portas de suas unidades proporcionando orientação profissional aos visitantes e o contato com o conhecimento.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Encontro com o Escritor

Na semana do aniversário de Guaraciaba, esteve na nossa escola, uma das compositoras do hino do município, Ionara Pizetta, na oportunidade a mesma palestrou para os alunos de 1 a 4ª série do Ensino Fundamental.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Aulas de Leitura

Este ano de 2010, as aulas de leitura para as crianças das 1ª e 2ª séries dos anos iniciais aconteceu com novidades.
Os alunos das 2ª séries liam histórias para os da 1ª série. Os leitores comprometidos e cheios de responsabilidades e os ouvintes atenciosos e atentos para não perder nada.
Na semana passada, dando continuidade e esta atividade, essas mesmas crianças se juntaram e foram, com as professoras, até a sala de informática criarem frases, cujo objetivo foi desenvolver a escrita.
Que produções! Todos estão de parabéns! E o mais interessante é que agora foram os alunos que desafiaram as professoras: as 1ª séries querem contar histórias para os da 2ª série. Mas é claro , eles tem razão; agora eles já sabem ler!

Os trabalhos tiveram acompanhamento pelas professoras Ana Célia e Beatriz.


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Passeio de Estudo


Com a passagem do aniversário de nosso município, os educandos da 1ª série, juntamente com professora Beatriz, fizeram uma caminhada até a praça Municipal Giuseppe Palú, um dos pioneiros de Guaraciaba.
Este passeio, também teve como objetivo, explorar a leitura de placas, nomes de lojas, cartazes, bem como perceber os diferentes tipos de letras. Enquanto caminhavam faziam questão de ler bem alto, para não passarem despercebidos pela população que os observam encantados.
Pois é, as crianças mais uma vez, demonstraram o gosto pela descoberta da leitura.




segunda-feira, 4 de outubro de 2010

HANDEBOL - JESC 2010

A equipe da EEB Sara Castelhano Kleinkauf, conquistou o 2º lugar no JESC 2010, na categoria Handebol, com alunos de 15 a 17 anos, onde os jogos foram realizados na cidade de São Miguel do Oeste - SC.
A direção parabeniza todos os atletas e o professor Joltir J. Arconti pela conquista.

Fotos da Entrega das Medalhas: