quarta-feira, 30 de junho de 2010

Festa Junina

A festa junina da escola realizada no dia 24/06/2010, foi o maior sucesso !

Confira as fotos abaixo:


Continuação



Continuação...



Continuação....


Continua...





Continua...

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Passeio de Estudos

Os alunos das turmas 31 e 32 dos turno matutino e vespertino, da professora Isabel fizeram um passeio de estudo na rua 7 de setembro, na altura do terreno 330, antiga fonte pública, onde o Padre Aurélio Canzi, celebrou a 1ª missa.
O passeio faz parte do conteúdo da disciplina de história onde os alunos estudaram os aspectos históricos do município de Guaraciaba - SC.



Teatro de Artes


Os alunos das turmas 100, 111, 112 e 113 do Ensino Médio fizeram pesquisa na internet e estudaram em sala de aula sobre o Barroco na disciplina de Artes com a professora Ninha. Após o estudo escolheram um artista barroco e fizeram dramatização de uma obra do mesmo.


quarta-feira, 23 de junho de 2010

Atividades com o Lego








Turma: 100 Agronegócios
Professor Responsável: João Baptistella
Disciplina: Física

Tema: Movimento Uniforme e Movimento Uniforme Variado

Objetivo: Calcular a velocidade média através da construção de um móvel, medindo os espaços percorrido em tempo determinado.

Objetivando o despertar da criatividade, interesse, o gosto pela física e suas aplicações tecnológicas, o professor vem adotando metodologias que envolvem o estudo do livro didático, a pesquisa e, consequentemente, a prática no laboratório através da caixa Lego, que possui, além de peças para montagem um módulo denominado RCX, cuja função é receber a programação do computador e retransmiti-la aos motores sensores. Enquanto que os programações e pesquisas envolvem o laboratório de informática, as práticas são realizadas no laboratório de física. Com a introdução do Lego, essas práticas tem se tornado um diferencial importante para as aulas, sendo que o gosto pelas montagens e programações são visíveis nos alunos.

Junho: Tempo de festança na escola !



É tempo de festa junina, de arraial, forró e muita comida gostosa. Na nossa escola, os alunos já estão em clima de São João, deixaram de lado o uniforme escolar para se vestir caracterizado, com jeito de "Jeca" com calças remendadas, camisas xadrez, chapéu de palha, rosto pintado com bigode e cavanhaque, e as meninas com vestido de chita e trancinhas no cabelo.

Todos estão muitos animados, esperando pela festa que acontecerá no dia 24/06/2010.


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Trabalhos de Filosofia










Alunos da turma de Agronegócio, desenham a propriedade da família, fazendo uma análise crítica, observando o que existe de positivo e negativo .Projetando assim, mudanças racionais para o melhor desempenho da mesma e de futuras propriedades.


______________________________________________________________

Município é Destaque em Matemática




Na última 6ª feira dia 18 de junho, os alunos da rede estadual e municipal receberam menção honrosa da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática ,das escolas públicas , referente ao ano de 2009.


quinta-feira, 17 de junho de 2010

A Olimpíada de Língua Portuguesa já começou

Os alunos das 6ªs séries da escola já iniciaram as atividades da 2ª Olimpíada de Língua Portuguesa.
O professor Ivo está trabalhando o tema "O lugar onde vivo" em forma de oficinas e, como a categoria para estes alunos é memórias , todos estão trazendo fotos, relatos e objetos que resgatam a história dos avós e/ou bisavós que desbravaram terras: as nossas ou as longínquas. E os textos? Ah, os textos ... estão ficando ótimos !


quarta-feira, 16 de junho de 2010

Escola em ritmo de Copa do Mundo




Pessoal, a escola está decorada com motivos de copa do mundo! Os alunos do terceirão 334, noturno, juntamente com o Grêmio Estudantil confeccionaram enfeites e decoraram a E.E.B Sara Castelhano Kleinkauf com as cores verde e amarelo.
Nos dias em que a seleção brasileira joga, os alunos trabalham até os minutos que antecedem aos jogos. Depois... ah depois; cada um com sua animação e entusiasmo pode torcer para nossos garotos e vibrar com o restante do Brasil, na escola ou em casa, pois aqui todos estão querendo o Hexa!
Justificar


terça-feira, 15 de junho de 2010

Escolha do livro Didático






Se reuniram na tarde de 3ª feira, dia 15-06-2010, professores das escolas estaduais do município de Guaraciaba - SC, para a escolha do livro didático de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental.
A novidade é que além das disciplinas do núcleo comum, os alunos receberão no ano que vem livros de Língua Estrangeira, Inglês ou Espanhol.

Trabalhos de Artes da Turma 221

Observando o pôr do sol durante vários dias os alunos da turma 221 - matutino, juntamente com a professora de artes Genessi Balbinot, fizeram bonitos trabalhos baseando-se na história da Arte, dentro do romantismo e do impressionismo.


segunda-feira, 14 de junho de 2010

Projeto Aluno Integrado




Aconteceu no dia 10-06-2010 uma etapa do curso do projeto Aluno Integrado, ministrado pela professora Marise Piccoli e auxiliado pelo professor Marcelo.

O Programa Aluno Integrado objetiva a formação técnica de alunos e professores para gerenciar, de maneira correta, as salas informatizadas, possibilitando o uso eficaz desses ambientes.

De acordo com o programa, “a participação do aluno no ambiente escolar torna-se importante, uma vez que serão preparados - por meio de formação em tecnologia - para atuarem como monitores nas salas informatizadas, salas de vídeo e outros ambientes de suas escolas, além da formação técnica para os alunos participantes.

Exército Brasileiro vem a Guaraciaba





No dia 09 de Junho, esteve em nosso município, um grupo do Exército de São Miguel do Oeste - SC.
O objetivo foi esclarecer o serviço prestado a comunidade, a função do exército na sociedade, através do slogan "Braço Forte Mão Amiga".
Na ocasião os alunos tiveram Palestras informativos, apresentação da Banda do 14º RCMEC de São Miguel do Oeste e corpo de bombeiros de Guaraciaba.

Estudos sobre os alimentos

Após ter estudado os alimentos e mencionados as preferências de frutas de cada aluno, as turmas da 4ª Série do Ensino Fundamental, prepararam e saborearam uma gostosa e saudável salada de frutas.

Poesia

Em forma de poesia, entender as diversas faces da ideologia nas aulas de filosofia.

Elaborada pela turma 332
Professor responsável: Moacir Finco



Ideologia


A marca da experiência
É quando se explica a aparência.
Trata-se apenas da essência
Que é determinada pelas condições da existência.

Ideologia é um modo de generalizar
Ou ocultar a origem da sociedade;
Vendo assim,
As idéias criarem a realidade.

Nossas idéias partem
De nossa vida social,
Afirmando ou negando
Nossa potência individual.

O grupo dos que pensam
Não nasceu do nada
De todas as idéias que alcançam
Nenhuma é determinada

Ideologias de vida,
Ideologias políticas
Ideologias de humanidade,
Ideologias econômicas, Ideologias...

Nossa vida é cheia de ideologias:
Por que vivo?
Por que me esforço?
Por que estudo?
Por que trabalho?
Por que sou justo?
Por que...


Projeto Lixo Eletrônico

A escola participa do Projeto do Meio Ambiente, com foco no "Lixo Eletrônico", em parceria com o SENAI, onde faz campanha para o recolhimento do lixo da cidade para que seja destinado a uma empresa especializada em reciclagem do lixo eletrônico.

A campanha ocorre do dia 07/06 á 18/06/2010.

A seguir uma pequena explicação do Projeto Lixo Eletrônico.


sexta-feira, 4 de junho de 2010

Você já leu algum destes livros?


A Escola acaba de adquirir excelentes livros de literatura.

1) A "Série Crepúsculo" da escritora americana Stephenie Meyer, que conquistou uma legião de fãs com a história da paixão entre a jovem Bella Swam e o vampiro Edward Culler, e resgatou o fascínio que esses seres fantásticos são capazes de despertar.
Títulos: Crepúsculo; Lua Nova; Amanhecer;




2) "Harry Potter e as relíquias da Morte" da autora inglesa J.K. Rowling.Neste volume final da série a autora revela de modo espetacular as repostas que os leitores aguardam, anciosos.




3) Da autora catarinense " Urda A Klueger", os livros: "No tempo das Tangerinas", Tempo da Bolacha Maria" , "Verde Vale", "Crônicas de Natal" e "Histórias da Minha Vó", "Brumas Dançam sobre o Espelho do Rio", "Vem vamos Remar", "Povo das Conchas", "Trinados para meu Passarinho", "História além do Mar", "Amada América.

Muitas dessas obras já caíram em vestibulares.

Venham a biblioteca da escola para conferir.

Joguinhos Abertos de Santa Catarina



No próximo dia 11de junho, alguns alunos da nossa escola participarão da equipe de futebol de campo sub 17, que disputará a fase micro-regional dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que será sediado na cidade de Tunápolis-SC.

Vamos lá Guaraciaba !!!, torcer pelos nossos meninos do futebol.

Boa Sorte...